Veja como foi a peregrinação dos Símbolos da JMJ em Pelotas

Veja como foi a peregrinação dos Símbolos da JMJ em Pelotas

CruzPelotas

A Cruz Peregrina e o Ícone chegaram à Catedral Metropolitana de Pelotas, foram à FASE e a CAEX (entidades que trabalham, respectivamente, com menores infratores e drogaditos), esteve na Universidade Católica de Pelotas, depois no Quadrado (espaço às margens do Canal São Gonçalo, onde jovens vão para tomar chimarrão e fazer festa). Vivemos uma noite de shows, vigília, adoração e Missa no Centro de Eventos. Na manhã do dia 06 a Cruz foi ao bairro Fragata (Pelotas) onde vivenciamos um momento ecumênico. Por volta do meio-dia a comunidade pelotense Nossa Senhora Aparecida entregou a Cruz e o Ícone à Diocese de Rio Grande.
Muito foi sentido, muito se refletiu e vivenciou. Das expressões dessa experiência compartilhamos com nossos irmãos as palavras do Padre Enéias Carniel – Coordenador Serviço de Animação Vocacional e Assessor da Juventude na Arquidiocese de Pelotas:
“Quero agradecer imensamente, primeiramente a Deus por ter me dado esta graça de trabalhar com esta juventude tão amada! Sou muito grato por este grande Presente de Deus para mim, sinto uma alegria muito grande e uma paz imensa, porque sei que realmente acreditamos na juventude e ela respondeu muito além. Respondeu com acolhida e confiança que encheu de vida e ânimo a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula (Belém! Foi fantástico estarmos todos lá às 5h da manhã e ver aquele amanhecer maravilhoso enquanto meditávamos os mistérios do Terço, quando tudo começou a ganhar um colorido especial e o sol nascente nos visitou e deu seu brilho especial, brilho que iluminou o altar da Catedral. Ali nos iluminou o astro maior, foi a maior das estrelas, porque foi figura da estrela de Belém, iluminou Aquele que se fez Luz do mundo e nos encheu de vida, luz e salvação. Com muita sensibilidade e determinação, fomos ao encontro daqueles que mais precisam do nosso amor e afeto para poder sentir o Amor Maior (CAS – Centro de Atendimento Sócio-educativo) E CAEX – Casa do Amor Exigente).  Ali junto aos que ficaram com as talhas vazias, a Cruz, loucura de Amor, e a Mãe, “amor humano e verdadeiro que jamais abandona”, foram levar luz, esperança, afeto, amor e o Vinho Novo (Caná). Com fé e ousadia fomos ao Quadrado para anunciar que Deus quer amar e salvar a todos em todos os lugares. Vivemos no Quadrado a Via Sacra lembrando todos os crucificados da história, sabemos que eles só encontrarão sentido para as suas vidas, suas dores e sofrimentos Naquele que ousou amar até o extremo, a Morte de Cruz: Loucura de Amor Redentor. Celebramos com muita alegria os dons que Deus deu aos homens para que os expressassem através da arte, da dança, da música, na Alteridade e Gratuidade com alegria por servir a Deus e alegrar o coração dos irmãos. Como o Rei Davi dançamos felizes por reconhecer o amor de Deus e sua presença em nosso meio reunindo todos os seus filhos e filhas num só coração e numa só voz, Bote Fé se “eu tocar na borda e seu manto serei curada”, “toma teu leito e vai…” então cantamos com força “No peito levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”! Passamos a madrugada acompanhando Jesus em alguns dos lugares teológicos por onde Ele passou (Belém, Caná, Cafarnaum e Jerusalém) e fomos lá para viver com ele esses momentos e foi muito bom! Caminhamos com Jesus Gratuitamente e o encontramos em cada irmão/irmã que caminhou conosco, que vigiou e não adormeceu porque queria ver e estar Com Jesus e Sua Mãe Nossa Mãe, Aquela que recebemos dEle aos pés da Cruz. Celebramos a unidade da Fé em Jesus Cristo com nossos irmãos do Grupo Ecumênico de Pelotas (GEPEL), botando muita fé nesse caminho tão sonhado por Jesus “que todos sejam um”. Enfim, nos emocionamos com os testemunhos de quem ousou, com coragem e muita determinação, acompanhar a Cruz e o Ícone da “Boa Mãe” que se fez discípula do próprio Filho, a mãe que não abandona jamais. Quem vivenciou este Caminho sabe das dores e o cansaço, do sono e da dificuldade de manter-se em pé, mas como dizia o lema de nossa Romaria permanecemos “Com Maria, de pé, junto a cruz dos sofredores” até que nos despedimos da Cruz e o Ícone na certeza de que eles não nos abandonam porque nós os carregamos em nossos corações e os encontramos em nosso dia-a-dia. Foi muito bom poder viver este momento que celebrou nossa Vida e história como Juventude Arquidiocesana. Celebramos com muita alegria muitos dos momentos que vivenciamos nesta caminhada que coroamos com o Bote Fé, como um momento importante e significativo, mas que não fecha a missão, pelo contrário, Caná foi o início da vida pública de Jesus. Neste processo, até aqui, nós nos alegramos muito com a música, as danças, os teatros; crescemos com as partilhas e discussões; celebramos a vida na escuta da Palavra e no Partir o Pão reconhecemos o Senhor. Neste itinerário foi preciso muita sensibilidade e determinação para saber escutar as dores e as angustias de cada realidade juvenil, suas alegrias e esperanças e, ao mesmo tempo, muita determinação para não esmorecer quando parecia que as talhas estavam vazias. Foi preciso acreditar e confiar como Maria: “Fazei tudo o que ele vos disser” e por em prática o que Ele nos ordenou: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!”
O Bote Fé mostrou que vocês jovens foram discípulos do Caminho e no caminho encontramos e reconhecemos o Senhor! Por isso conseguimos voltar para Jerusalém onde tudo deve começar novamente: Mais uma vez obrigado por tudo! Estendo meu agradecimento a todos os que serviram com alegria e gratuidade sem titubear mesmo quando a cruz ficou pesada! Deus os Abençoe e recompense!
Sinto-me um sacerdote feliz e realizado na missão! Se me fosse dada a chance de voltar no tempo e escolher hoje a vocação, nem cogitaria outra possibilidade! Obrigado Senhor por ter confiado a mim tão grande, nobre e bela missão!”
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email