Veja como foi a peregrinação da #CruzJMJ em Osasco

Veja como foi a peregrinação da #CruzJMJ em Osasco

CruzOsasco3

No Colégio Misericórdia

Veja também:

 Firmes na fé, jovens da Diocese de Osasco recebem a Cruz da JMJ

Os símbolos chegaram às 18h no Colégio Misericórdia e foram acolhidos pelos alunos, familiares, jovens, crianças, padres, religiosos e leigos. De lá partiram em procissão até a catedral.

Os curiosos foram observar as diversas manifestações diante de um mesmo sinal: alguns choravam, outros louvavam, outros contemplavam, outros ainda se extasiavam,enfim…

CruzOsasco2“É uma grande graça para todos aqui recebermos estes símbolos em nossa diocese”, afirmou D. Ercílio Turco, bispo da Diocese de Osasco. “É um marco em nossa história”, reiterou Ir. Dilvana Vitoriano.

Andressa Fernandes, aluna do Colégio Misericórdia, disse que todos aguardavam ansiosos por este momento, que favorecia o crescimento na fé e a disseminação do cristianismo, sobretudo para os jovens. “Estar com a Cruz é estar com Cristo, é participar dos sentimentos Dele para melhor servir a humanidade. A Cruz peregrina é sinal vivo disto: desta unidade mundial”, completou Denis Castro, seminarista.

No trajeto até a catedral muitos foram se integrando a caminhada. “Caminhar com a Cruz é caminhar com Cristo e caminhar com Maria é caminhar com Jesus”, conclui D. Ercílio.

A Vigília

Depois de serem acolhidos no Colégio Misericórdia, os símbolos da JMJ foram levados em procissão até a Catedral Santo Antonio. A chegada à igreja foi acompanhada de uma linda queima de fogos, além de grande entusiasmo e alegria por parte dos fies presentes. Diversas paróquias estavam representadas, além de padres da região e autoridades políticas.

O bispo D. Ercílio manifestou seu contentamento em ver os esforços feitos pelos jovens em venda de pastéis, rifas, etc., encontrando maneiras diversas para estar em Madri representando a nossa diocese. Falou ainda que a caminhada, realizada pela nossa Diocese da Catedral para a Super Avenida no dia 01, era a vontade do Beato Papa João Paulo II, de que os jovens mostrassem a sua fé “os jovens sempre estão presentes, muitas vezes esperando um convite” disse ele.

A cerimônia contou ainda com vários com momentos emocionantes, como Adoração ao Santíssimo, a procissão de entrada da Cruz JMJ e do ícone de Maria e os testemunhos dos jovens representantes das regiões pastorais da diocese que estiveram na Jornada Mundial da Juventude na Espanha. Muito emocionado, o Bispo D. Ercílio recebeu da mão de um dos jovens, a mitra da JMJ, presente para o bispo.

Muito sábias foram às palavras do bispo ao dizer que o jovem acredita na vida, ele quer viver, mas na ânsia de viver, acabam perdendo a vida. “O nosso referencial é Cristo, Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. O jovem acredita no Ressuscitado que passou pela Cruz, mas está verdadeiramente vivo”, enfatizou.

Por meio de uma coreografia da música “Santa Cruz”, da Banda Arkanjos, a Comunidade Frater Kerigma retratou a realidade da sede de vida dos jovens, demonstrando que somente na Santa Cruz é possível encontrar a verdadeira vida.

“Hoje estamos aqui com a Cruz. Como dissemos antes, a Cruz é para nós sinal de vitoria, é o sinal do compromisso com a vida”, afirmou D. Ercílio em seu discurso. Sobre o ícone de Nossa Senhora, o bispo relatou que foi-nos dado, anos mais tarde que a cruz, pelo Papa João Paulo II, para mostrar que a nossa Igreja não é órfã, que temos uma mãe que cuida da juventude.

Fez ainda uma analogia da Cruz que aponta para o alto para nos dizer que existe um Deus de amor, que é fonte de vida e que Deus não nos criou para ficarmos caídos na sarjeta do mundo, mas nos criou para a eternidade. A outra aponta a terra, é preciso que saibamos cuidar da terra, das instituições terrenas para que possamos transformar e continuar a criação de Deus. A Cruz é um projeto, braços abertos, convidando-nos a pegar na ponta e fazer um grande grupo a serviço da vida, enquanto ao contrário, o pessimismo nos faz cruzar os braços.

O bispo encerrou seu discurso sob aplausos, com o grito de guerra que acompanhou os jovens durante toda etapa preparatória da peregrinação “Com Jesus Cristo, firmes na Fé. Com a Cruz, firmes na Fé. Com Maria, firmes na Fé”.

O evento “Firmes na Fé” na diocese de Osasco, foi organizado sob a coordenação de Pe. Marcelo Pereira assessor diocesano do Setor Juventude. Junto a sua equipe, também se colocaram a serviço a Pastoral Litúrgica, PASCOM, Acolhida e outras. A Prefeitura de Osasco também apoiou todo o evento, com vários grupos de serviço e com grande parte da infra-estrutura.

A missa

CruzOsasco1Após a procissão da Cruz e ícone da JMJ onde milhares de pessoas percorreram as ruas do centro de Osasco, a Cruz e o ícone foram acolhidos num grande palco oferecido pela prefeitura de Osasco, na Avenida Hilário Pereira de Souza (atrás do Shopping União) com a presença das bandas Nova Face e Arkanjos.

Enquanto as bandas conduziam os louvores às pessoas iam se acomodando e a liturgia finalizava os preparativos para o santo sacrifício do Senhor, presidida pelo bispo D. Ercílio Turco, pelo nosso bispo emérito D. Francisco, Monsenhor Claudemir e demais padres.

D. Ercílio, em sua breve homília, ressaltou a importância que nós cristãos devemos sempre estarmos “Firmes na fé”, dizeres estes que fazem parte do lema da Jornada Mundial da Juventude deste ano “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7). O bispo enfatizou que devemos permanecer “Firmes na fé com Jesus, com Maria e com a Igreja”.

D. Ercílio salientou a excelente receptividade que obteve nas Jornadas Regionais da Juventude e a motivação evangelizadora com que cada região da Diocese se prontificou na realização de cada encontro.

E finalizou a reflexão dizendo que assim como estamos firmes na fé e sempre iluminados pela graça do Pai temos que ver a cruz de Jesus Cristo como fonte de vida e vermos em Maria nossa Mãe nossa companheira. Aquela que intercede a Deus por todos nós.

Após o momento da comunhão D. Ercílio, representantes de movimentos juntamente com os presentes, diante da Cruz, professaram um ato de consagração, firmando o compromisso de permanecer firmes na fé por meio do exemplo da Cruz de Cristo.

Depois da benção de nosso pai e pastor D. Ercílio, junto de todo clero, ocorreu à despedida da Cruz e do ícone de Nossa Senhora que estarão em peregrinação que seguiu para Arquidiocese de Sorocaba.

Por Amanda Bettoni, Meire Elaine e Débora Mattos, da Diocese de Osasco

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email