Veja como foi a peregrinação da Cruz e do Ícone na Arquidiocese de Juiz de Fora

Veja como foi a peregrinação da Cruz e do Ícone na Arquidiocese de Juiz de Fora

CruzJuizdeFora

A primeira parada dos símbolos dentro do território da Arquidiocese JF foi na Fazenda da Esperança, em Guarará (MG) e no município de Bicas (MG). Nos dois lugares, eles participaram de uma celebração presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

Em Juiz de Fora (MG), os símbolos chegaram por volta da 1h da madrugada. Na Igreja São Sebastião (localizada no centro da cidade), cerca de 60 jovens ficaram até às 07h em vigília. Acolhida, reflexão, terço e momento mariano fizeram parte da programação da madrugada. “É uma experiência única, maravilhosa”, destacou o jovem Ruan Henrique (14), que participa do grupo jovem responsável pela vigília na comunidade, Nova Vida.

CruzJuizdeFora2A manhã começou com a missa presidida pelo vigário episcopal para a cultura, educação e juventude, Pe. João Justino Medeiros. Durante a celebração, que também marcou o primeiro domingo do advento, o sacerdote falou da importância da peregrinação nesse tempo litúrgico. “Que eles sejam símbolos fortes no despertar daqueles que não estão atentos para a vinda do Senhor”, destacou.

Nem a chuva desanimou os jovens, adultos e crianças que participaram da celebração. “Estou muito animada. É um grande sonho estar diante da Cruz que o Papa João Paulo II deu aos jovens”, refletiu Isabel Aroeira (19), que é de Belo Horizonte (MG) e está em Juiz de Fora para cursar faculdade de medicina. Embora adultas, Angélica de Castro e Helenice Tostos foram prestigiar o evento. “Estamos arrepiadas. Os jovens estavam precisando deste momento”, concluíram.

As outras celebrações foram presididas, respectivamente, pelos vigários da caridade e da família e vida, Pe. Luiz Carlos de Paula e Pe. Laureandro Lima. O destaque da última celebração foi a participação de crianças da catequese que fizeram a primeira comunhão no dia anterior. Elas depositaram rosas aos pés do ícone de Nossa Senhora, para prestar homenagem à Mãe de Deus.

Logo após,  os símbolos foram levados em procissão pela principal avenida da cidade, Barão do Rio Branco. Os jovens enfrentaram forte chuva até a Catedral Metropolitana, onde foram acolhidos ao som da música “Nova Geração” do padre Zezinho, interpretada pelo cantor Eros Biondini.

A emoção tomou conta da juventude que cantou, entre outras canções, “Qual é a chave”, “Nós vamos incendiar” e “Ninguém ter ama como eu” junto com Eros.  Para o cantor, a Jornada Mundial da Juventude tem um significado especial, pois ele acompanha a caminhada desde o Jubileu da Juventude realizado pelo Papa João Paulo II em 2000. O cantor também participou da Jornada Mundial em Madrid, em 2011.

O momento também contou com participação do ministério de música da Comunidade Resgate, que apresentou o CD “Deixa Deus te amar”. O álbum vai ser lançado oficialmente dia 10 de dezembro, na própria comunidade.

Envio

Depois da apresentação do cantor católico, cerca de 2000 mil pessoas participaram da Missa de Envio da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do Ícone de Nossa Senhora, também na Catedral Metropolitana. A celebração, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, marcou a entrega dos símbolos para os jovens da Diocese de São João Del Rei/MG.

No início da celebração, o responsável pelo Setor Juventude da Arquidiocese, Pe. Luiz Roberto Magalhães Leite (Pe. Zucka), agradeceu a todos que contribuíram para a realização do evento. O agradecimento especial foi para o marceneiro responsável pela construção da réplica da Cruz, João Batista.

Dom Gil destacou que a Cruz lembra a todos o Ano da Redenção, em 1984, quando o então Papa, João Paulo II,  a entregou aos Jovens. “João Paulo II, entregou a Cruz aos jovens católicos para que pudessem percorrer o mundo, anunciando Jesus. O momento é de grande alegria e entusiasmo. Estamos recebendo a cruz de Jesus Cristo, a Cruz de João Paulo II, a Cruz da Juventude”.

Dom Gil ressaltou que o saudoso Papa cumpriu com fidelidade a missão de anunciar Cristo nas gerações futuras  e que todos também devem assumir essa missão. “Vocês são a nova geração da Juventude. O dever de anunciar Jesus é de todos vocês!”.

No final da celebração, os símbolos foram entregues aos jovens de São João Del Rei/RJ que ficaram responsáveis por conduzi-los até a cidade histórica mineira. Também foram apresentados e abençoados as réplicas da Cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora feitos na Arquidiocese de Juiz de Fora. As réplicas vão percorrer todas as 86 paróquias da arquidiocese até 2013, ano em que acontece a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Eles começam a peregrinação pela Paróquia Nossa Senhora das Mercês, de Mar de Espanha/MG.

Além disso, também foi apresentada para a comunidade a primeira imagem do Beato João Paulo II da arquidiocese.

Dom Gil anunciou ainda, que no dia 04 de março de 2012, acontece o Encontro da Juventude juizforana. Nesta data, todos os jovens estão convocados a subirem o Morro do Cristo.

Da Arquidiocese de Juiz de Fora

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email