Veja como foi a peregrinação da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora em João Pessoa

Veja como foi a peregrinação da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora em João Pessoa

BotefeJampa3

E como foi gratificante ver que os jovens acolheram ao chamado de estarem reunidos como Igreja, em nome de Jesus Cristo, professando a sua fé Católica Apostólica Romana, com bastante alegria e emoção, pois para muitos esse momento se tornou uma oportunidade única em suas vidas, porque na verdade os adultos e crianças também se emocionaram em tocar e contemplar estes dois símbolos tão cheios de unção e amor.

Confirmando o desejo do Beato João Paulo II, que dizia “…a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo.”

Depois de um momento de acolhida calorosa com orações e músicas, saíram em carreata até a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, iniciando a Via-sacra, percorrendo as ruas do Centro de João Pessoa.

A primeira estação foi na própria Catedral, onde foi feita a reflexão sobre a família, “Família – Santuário da Vida”. As outras paradas foram no Mosteiro de São Bento, com a reflexão “Sustentabilidade”; na Igreja da Misericórdia, com a reflexão “Violência no trânsito”; no Ponto de Cem Réis, com a reflexão “Extermínio dos jovens”; e por último na Igreja do Carmo com a reflexão  “Eu acredito na força dos jovens”.

botefejampa2Em todas as paradas, as pessoas, principalmente os jovens, eram levados a orar e compreender a necessidade de levar no peito o verdadeiro Cristo Jesus, porque quando fugimos do pecado e obedecemos as leis de Deus, as mudanças acontecem verdadeiramente no meio de nós.

Em seguida, os símbolos foram levados para o Adro de São Francisco, onde foi realizada a Santa Missa presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. Durante a leitura do Evangelho ocorreu uma situação inusitada, a cruz quase ‘caiu’, os jovens correram e impediram o acontecimento e durante a homilia Dom Aldo exortou dizendo: ‘…vocês viram, os jovens impediram que a cruz caísse, significa que os jovens não correm da cruz, não correm da responsabilidade, não correm da missão…’.

Foi uma santa celebração campal em frente a um dos mais belos cartões postais de João Pessoa. Com a presença de Padres e Diáconos de diversas paróquias e milhares de fiéis, a Santa Missa concretizou mais um momento belíssimo.

Logo apos a Missa, a Cruz e o Ícone foram levados a orla marítima e acompanhados pelo Pedal Cristo, que levou jovens em suas bicicletas, com capacete, disposição e uma dose de aventura. E com certeza essa foi a maior aventura que tiveram. Desceram a avenida Epitácio Pessoa, uma das principais avenidas de João Pessoa. Chegando a orla, a Cruz e o Ícone foram recebidos em lágrimas pelas pessoas, mas lágrimas de alegria, por Deus nos conceder este presente divino que percorreu as areias da praia pelas mãos dos jovens e foi levado ao palco. No palco a animação ficou com Banda Católica A Louvadeira, o Ministérios de Artes da Comunidade Shalom e a Banda Católica Sacrário.

No dia 04 foi realizada a Formação Catequética voltada para a Juventude da Crisma, no Ginásio do Colégio Pio X, na Praça da Independência. Ministrada pelo Padre Luís Antônio, que falou sobre a Teologia da Cruz e logo depois o testemunho de um jovem da Fazenda da Esperança. Uma paz pairou sobre esta formação esclarecedora e todos puderam tocar na Cruz e no Icone e fazer suas orações tranquilamente.

Os símbolos visitaram varias Paróquias, mas de uma maneira especial o Bairro São José, por ser uma das comunidades mais carentes de João Pessoa, que tem como pároco o Padre Wancelei Cunha de Oliveira. Do bairro São José, a Cruz e o Ícone seguiram em carro aberto para as Paróquias: Paróquia São Rafael, no bairro do Castelo Branco, a Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro dos Bancários, a Paróquia Santíssima Trindade, no bairro do Valentina Figueiredo, a Paróquia Cristo Rei, no bairro de Mangabeira, a Paróquia São José, no bairro do José Américo e por ultimo a Paróquia Santo Antônio, no bairro do Ernesto Geisel.

Neste dia a peregrinacao da Cruz e do Ícone foi finalizada na Comunidade Doce Mãe de Deus, onde os jovens juntamente com representantes das Novas Comunidades e pessoas que viajaram de outros estados como Fortaleza, Tocantins e Pernambuco, uniram-se para uma ‘noite de graça’ na Vigília Jovem Doce Mãe de Deus, onde a noite se faz dia.

Durante a noite tivemos: o Terço Mariano, a apresentação Artística das Novas Comunidades, pregação “A Cruz é para nós como o Sol” com o Monsenhor Aloísio Catão, o show do Ministério Halleluya, o show do Ministério Missionário Shalom, a Santa Missa que foi presidida por Dom Bernardino, bispo da diocese de Caruaru e referencial da CNBB para a juventude, show do Ministério de Música da Comunidade Doce Mãe de Deus, adoração ao Santíssimo Sacramento com Pe. Márcio José. Ao amanhecer os símbolos seguiram para o Espaço Cultural para o ‘Bote Fé Jampa’.

A peregrinação dos símbolos da JMJ na Arquidiocese da Paraíba chegou ao fim no domingo, dia 5, com Missa e Shows no Espaço Cultural.

A missa de abertura do evento “Bote Fé Jampa”, presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, contou com a presença de padres e diáconos de varias paroquias que entraram em unidade e prestigiaram este acontecimento histórico para nossa cidade e nossas vidas.

Após a missa, todos se contagiaram com a alegria das bandas católicas, que animaram a todos com suas músicas e coreografias. As bandas convidadas foram: a Banda Missão Resgate Jovem, Banda Exaltaí, Irmã Céu (Comunidade Consolacao Misericordiosa), Banda Toque Novo e a Banda Dominus. Não esquecendo que a todo momento, parávamos para orar e contemplar a Cruz da Jornada e o Ícone de Nossa Senhora.

Para nos despedirmos da Cruz e do Ícone, houve um momento onde os símbolos foram levados pelos jovens e caminhou no meio de todos, permitindo um último toque com as mãos nestas duas peças santas e caríssimas aos olhos dos católicos.

Do Projeto Anjos de Jesus

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email