Universidade abre as portas para a Caridade

Universidade abre as portas para a Caridade

unnamed (4)

Inspirados nas ações do Beato Antônio Frederico Ozanam, um jovem universitário que ao se deparar com a extrema pobreza que muitas famílias viviam em sua época, decidiu mudar essa situação criando junto a alguns amigos da universidade um grupo que pudesse ajudar de alguma forma essas famílias carentes, e a partir daí criou-se em 1833 a chamada Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), sendo a mesma criada por Jovens e para jovens a fim de servir os mais necessitados.

Hoje a SSVP passa pela fase de se adaptar às realidades dos jovens, tal maneira serve para garantir um futuro para os trabalhos vicentinos como forma de renovação para que nunca se acabe essa instituição de caridade.

Sob esses aspectos, jovens universitários seguindo os passos do fundador Ozanam, tiveram a ideia de fundar uma conferência dentro da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para que muitos jovens pudessem ter a oportunidade e a experiência de fazer o bem ao próximo.

A questão da ideia surgiu pelo fato de jovens que já eram vicentinos mudarem de suas cidades e virem para a cidade de Juiz de Fora por motivos de estudo, fazendo com que acabassem se afastando de suas conferências e fazer com que os afastados voltassem a suas atividades e também trazer pessoas que ainda não conheciam os trabalhos da SSVP e mostrá-los de uma forma que os trouxessem também para este meio.

Dessa forma no dia 11 de novembro foi fundada a Conferência São João Paulo II, vinculado ao Conselho Particular Vila São Vicente, e ao Conselho Central Diocesano, ambos do Conselho Metropolitano de Juiz de Fora. Tal evento trouxe uma enorme felicidade para este Conselho Metropolitano, pois se trata de uma conferência jovem no âmbito estudantil, com objetivos de recrutamento de novos vicentinos e mudança de estrutura no trabalho ao próximo.

A iniciativa é trazer os trabalhos da Sociedade de São Vicente de Paulo para a realidade destes jovens, ainda mais pelo fato de serem jovens de diversos cursos da UFJF e que tem muito a contribuir, pois cada um trará o que os diversos cursos permitem a fim de ajudar no trabalho vicentino.

A conferência hoje conta com cerca de 14 jovens atuantes, dentre os quais alguns já são confrades e consocias. A mesma vem se reunindo às terças-feiras às 18h, na sala do prédio da Faculdade de Engenharia, atuando conforme a Regra e já possuindo uma família assistida.

Contando com a contribuição de vocês amigos leitores, gostaríamos que compartilhassem conosco casos de sucesso como este para que possamos crescer ainda mais para ajuda dos mais necessitados. Entrem em contato pelo e-mail (comunicação@ssvpcmjf.org.br) ou pelo telefone do Conselho Metropolitano de Juiz Fora, ou através do Facebook: (www.facebook.com/cmjf.ssvp).

 Por: Wemerson Bruno Macanha

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email