Uma geração de jovens em Movimento!

Uma geração de jovens em Movimento!

Ficar parado? Não mesmo! As necessidades deste tempo nos pedem justamente o contrário, é preciso estar em constante ação. E quem nos faz este pedido é o Papa Francisco, que sonha com  um milhão de jovens, mais ainda, que uma geração inteira, seja, para os seus contemporâneos, uma Doutrina Social em movimento.

O Papa nos presenteia com um livro grandioso, o DOCAT, que contém a Doutrina Social da Igreja, numa linguagem jovial. O título traz ocultado o verbo inglês “To Do”, pois ele é uma resposta para à pergunta “o Que fazer?”.  Quem, diante de situações adversas, não se questionou como deveria agir? Como proceder? Este “manual” nos auxiliará em momentos assim, em que a resposta não nos chega fácil.

Com isto, o Papa quer que conheçamos a fundo a Doutrina Social da Igreja, para que assim nos tornemos peritos em humanidade, peritos na construção de uma nova civilização: A civilização do Amor! Diante das injustiças, das várias formas de morte, do choro e da dor, poderemos ser sal e luz para corações sofridos e entristecidos. Faremos muito pelo Senhor se fizermos muito pelos mais necessitados.

“E talvez então vós sereis como tochas que tornam mais claro para esta Humanidade o caminho para Deus.”, diz o Papa, para que saibamos que, por meio de nós, o Espírito de Deus agirá. Catarina de Sena, Santa italiana que muito ajudou a Igreja e o seu povo, disse que se o jovem for aquilo que Deus quer, incendiará a terra. Mas com que fogo, podemos nos perguntar. Ora, com o fogo do amor, obviamente. Que felicidade quando esta chama viva achegar em todos os lugares da terra, quando todos os homens e mulheres forem por ela aquecidos. Que grande responsabilidade a nossa, de sermos essas tochas!

Se até aqui você já se entusiasmou, imagine só quando estiver lendo este maravilhoso livro, quando estiver em ação, em movimento, fazendo parte desta geração nova. A intenção do DOCAT não é ser mais uma bibliografia que faz parte de nossa formação cristã, Não! Ele vem para ascender em nós um fogo, nos fazendo colaborar com ações que transformam o mundo! Você aceita este desafio? Se Sim, você estará construindo uma nova história, um novo tempo. Se não… bem, não pensemos nesta possibilidade.

Falando em desafio…

Buscando promover e incentivar os jovens à prática do estudo da Doutrina Social da Igreja (#DOCAT), a Comissão para a Juventude CNBB quer te presentear. Mas para isso propõe um desafio, confira e participe!

COMO PARTICIPAR?
1. Realize uma ação social a partir da fé;
Como por exemplo:
– Ação ligada ao meio ambiente;
– A prática da caridade;
– Ações que promovam a paz, etc. Escolha uma e realize de forma conjunta (seu grupo de jovens) ou individual;
2. Poste uma foto ATUAL realizando a ação no FACEBOOK + a hashtag #QueroUmDOCAT
3. Por fim, a foto mais CURTIDA ganhará um(1) DOCAT
e uma(1) bolsa exclusiva da Pastoral Juvenil.

O sorteio será às 19h do dia 20/04/2017 (quinta-feira).

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email