“Tudo começou com um Sim”: Confira o testemunho de Nelson Javier, jovem responsavel pela comunicação digital na JMJ 2019!

“Tudo começou com um Sim”: Confira o testemunho de Nelson Javier, jovem responsavel pela comunicação digital na JMJ 2019!

O jovem panamenho Nelson Javier fala um pouco de sua experiêcia como coordenador da comunicação digital na JMJ 2019. Os medos, as vitórias e sobretudo, a ação de Deus através de tantos voluntários que se empenharam para que pessoas do mundo inteiro acompanhassem o maior evento da Igreja Católica. Confira! 

Lembro-me daqueles meses de preparação para o anúncio do Panamá como sede da JMJ e, com isso, todo o caminho percorrido, todos os altos e baixos que vivi. Começando com a minha idade.

Eu tinha 24 anos quando fui nomeado pelo Comitê Organizador Local como Coordenador de Mídia Social. Em 2016, haviam pouquíssimos jovens na organização; por esse motivo, tive que ganhar pouco a pouco e com grande sabedoria, o respeito de adultos. No entanto, nada disso afetou o processo de preparação. As redes não pararam de Cracóvia ao Panamá, nem os voluntários. Ainda não sei como foi possível coordenar mais de 100 voluntários para cobrir os 22 idiomas em que a comunicação da JMJ ocorreu digitalmente. Isto foi obra do Espírito Santo!

Ter medo é normal, já tive muitas vezes; mas ninguém pode apagar toda a experiência obtida na organização de um evento que se compara em magnitude a uma copa do mundo de futebol ou a uma olimpíada.

Sempre soube que não estava sozinho, que a Virgem Maria me acompanhou o tempo todo. Ela disse sim ao Senhor quando era muito jovem, e assim também eu fiz, ao desistir de muitos dos meus sonhos profissionais para servir neste importante encontro de jovens. Hoje posso dizer com convicção que ganhei muito mais, vivi um verdadeiro “Faça-se” e Deus fez seu trabalho em mim.

Tenho muito bons amigos em todo o mundo (ou quase todo hehehe), conheço pessoas incríveis que via tão distantes há alguns anos atrás e agora são pessoas muito próximas.

Trabalhei com a melhor equipe de mídia social que pode existir, grandes voluntários do Reino de Deus! Eu superei muitos medos, incluindo falar em público e sair na mídia (eu ainda não acho que seja “legal” hahaha). Aprendi muito com a comunicação digital, tive ótimos tutores o tempo todo. Desenvolvi ainda mais o dom da paciência e meu relacionamento pessoal com Deus aumentou.

Em números, posso resumir que a Jornada Mundial da Juventude – Panamá 2019, atingiu mais de 45 milhões de pessoas em todo o mundo e alcançou mais de 14 milhões de interações em todas as redes sociais. Uau! Acabo refletindo sobre como é bom ser um instrumento de Deus. As poucas coisas que colocamos à sua disposição foram multiplicadas, para fornecer “alimento” de comunicação digital a milhares de peregrinos no Panamá e em todo o mundo. Isto é incrível!

Deus vos abençoe! Sejam sempre bem-vindos ao Panamá. Este país nobre, de pessoas nobres, sente falta de vocês!

Nelson Javier, Coordenador da Comunicação Digital na JMJ 2019.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email