Traçando novas metas

Traçando novas metas

Dando continuidade ao segundo dia do II ENRPJ, após a plenária da manhã e a Santa Missa presidida por Dom Nelson, foram divididos os grupos por regionais para debater e suscitar as novas propostas nas áreas: social, ecológica e políticas públicas. Dom Vilsom Basso deu as orientações práticas e destacou também o tema da Campanha da Fraternidade em 2019 sobre as Políticas Públicas. “O período da manhã foi para confirmar a caminhada e as estruturas de acompanhamento, agora é hora de dar espaço às novas propostas a serem trabalhadas”, afirmou o Presidente da Comissão para a Juventude.

Uma das propostas levantadas pelo Regional Sul 2 foi a criação de um conselho da juventude envolvendo o estudo e a presença da Igreja também nesses espaços para buscar melhorias. E ainda, proporcionar aos jovens mais oportunidades para estudar a Doutrina Social da Igreja, para incentivar que gostem de política e também para que entendam a diferença entre política e “politicagem”.

Para o grupo Leste 1 e 2 uma iniciativa bastante importante é o incentivo ao novo projeto de vida, com ações práticas no dia-a-dia que mudem o comportamento, como por exemplo, a consciência de que não é necessário tomar vários banhos demorados por dia e com isso gastando milhares de litros de água. Foram citadas diversas ações também na dimensão ecológica, reforçando que o jovem precisa entender que meio ambiente é onde ele vive.

Os regionais Nordeste 1 e Nordeste  4 discutiram o uso de agrotóxicos e a prática de queimadas por agricultores na região, e, indicaram que o processo de mudança precisa e deve começar com jovens e crianças por meio do incentivo e bons exemplos, além da conscientização e do envolvimento de todas as pastorais e movimentos jovens. Foram abordadas a necessidade de formações e a implantação de políticas públicas como a coleta seletiva também nas igrejas com visitas às casas para orientar os moradores sobre como separar os materiais.

Todas as propostas foram apresentadas em plenária com os 3 pontos mais relevantes discutidos nos grupos.

Regional Nordeste 1

Regional Leste 1

Regional Nordeste 3

Regional Oeste 1

Regional Nordeste 5

Regional Sul 3

Regional Norte 1 e 2 e Noroeste

Por Juliana Cuani – Jovens Conectados / Fotos: Arquivo Setor Juventude

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email