Street Child Games: organização internacional realizará mini-olimpíadas no Rio de Janeiro

Street Child Games: organização internacional realizará mini-olimpíadas no Rio de Janeiro

Uma “mini-olimpíadas” para crianças que já enfrentaram a situação de rua a ser realizada no Rio de Janeiro, antecedendo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

2016-02-29-Street-Child-Games-708x350

Antes dos Jogos Olímpicos, 40 jovens de cinco continentes que já enfrentaram a situação de rua participarão dos “Street Child Games” no Rio de Janeiro, de 14 a 20 de março. O objetivo é lembrar ao mundo a razão da paixão pelo esporte: seu poder único de reunir e integrar pessoas, triunfando sobre a adversidade. Durante a semana do evento, os participantes terão a oportunidade de competir em um torneio de temática olímpica e de compartilhar suas experiências e discutir os desafios que enfrentaram em um Congresso no modelo da ONU, de modo a pedir aos governos do mundo apoio aos direitos desses jovens em situação de rua.

Como o evento será realizado no Rio de Janeiro, a organização ressalta o entusiasmo pela oportunidade de envolver mais de 30 jovens da cidade (dez de cada projeto parceiro) em eventos direcionados à participação deles, buscando um impacto local e tendo a oportunidade de chamar atenção aos problemas específicos que esses jovens enfrentam no Brasil.

OS EVENTOS SERÃO:

2016-02-29-pao-de-acucar-300x212Os Jogos | Fortaleza São João – Urca

Atletas do mundo inteiro terão um centro de treinamento de alto nível. Construído na rocha na qual o Rio de Janeiro foi fundado, a Fortaleza fica localizada ao pé da montanha do famoso Pão de Açúcar, tendo como imagem de fundo a espetacular Baía de Guanabara. Os Jogos incluem: corrida de 100m, 100m com obstáculos, corrida de 800m, salto em distância, lançamento de pesos e corrida de revezamento (4 x 100m).

Workshop sobre os Direitos da Criança e Adolescente | São Martinho2016-02-29-SM-300x191

Este sessão interativa introduzirá o conceito de direitos humanos aos participantes e compilará os pensamentos, experiências e opiniões sobre os desafios que eles enfrentam em suas vidas. O resultado dessa sessão será ter ouvido as vozes dos jovens do Rio, tendo elas incluídas no documento a ser apresentado à ONU em formato de Comentário à Convenção de Direitos da Criança e Adolescente de forma a influenciar uma nova legislação internacional sobre os direitos que se aplicam especificamente às crianças e adolescentes em situação da rua.

2016-02-29-Arcos-da-Lapa-300x96Operação Direitos Humanos Presente! | Arcos da Lapa

Nesse famoso espaço no centro da cidade, no dia 18 de março, às 14h, será realizado um momento em formato de Ação Pública com atividades que contarão com a participação de todos os integrantes dos Street Child Games. O evento oferece aos jovens do Rio e às organizações parceiras a oportunidade de mostrar aos outros participantes e ao mundo quem são e quais são os desafios que enfrentam no Rio.

A Operação visa oferecer a oportunidade aos participantes estrangeiros de mostrar apoio e solidariedade aos projetos locais, além de propiciar uma atmosfera voltada à colaboração entre nossos parceiros, para que – unidos – possamos chamar a atenção global às necessidades dos jovens do Rio.

2016-02-29-Convite-Assembleia-Geral-Street-Child-Games-20161-212x300Convite para Assembleia Geral Street Child Games 2016O Congresso | Hotel Copacabana Palace

Desafiando as percepções negativas sobre jovens em situação de rua, o renomado hotel sediará o Congresso em formato simulado da ONU, no dia 18 de março, às 9h30, quando os jovens liderarão a discussão sobre os problemas enfrentados.

O resultado do Congresso será uma declaração a ser apresentada aos governos dos países ali representados pelos jovens e à ONU e uma carta ao Comitê Olímpico Internacional sobre a relação entre os direitos de crianças em situação vulnerável e a temática dos grandes eventos esportivos.

A assembleia será aberta ao público e pede-se que os interessados enviem nome completo e CPF para o e-mail rsvp.streetchildgames@gmail.com.

2016-02-29-Babilônia-300x197A “Vila Olímpica” dos Atletas | Comunidade da Babilônia

“Comunidade” é uma palavra que está no cerne da instituição Street Child United e nos alegramos por estarmos sendo recebidos pela comunidade da Babilônia, localizada no bairro do Leme, Rio de
Janeiro. Esta vibrante área proporcionará aos visitantes a oportunidade de ver de perto o desenvolvimento da comunidade. Os Street Child Games têm o orgulho de serem o primeiro evento com esse perfil a ser realizado dentro de uma comunidade.

>> Um Dado Comprovado

Em 2014, a “Street Child World Cup” aconteceu no Rio de Janeiro, transformando jovens do mundo inteiro em embaixadores dos direitos das crianças em situação de rua. A cobertura de mídia alcançou aproximadamente 229 milhões de pessoas e 288 menções em artigos de mídia editorial, incluindo BBC, Al Jazeera, CNN e O Globo. O evento contou ainda com o apoio do Papa Francisco e dos príncipes William e Harry da Inglaterra, a atleta olímpica inglesa Alex Scott, o vencedor da Copa do Mundo Gilberto Silva, Patrick Vieira, Bebeto e a lenda do futebol Zico.

O fenômeno de existirem crianças e adolescentes vivendo e trabalhando nas ruas é global. Atualmente, a ONU estima que existem 150 milhões de crianças conectadas à rua no mundo. Essas crianças estão vivendo e/ou trabalhando sob os riscos constantes das ruas, sendo frequentemente estigmatizadas, maltratadas e marginalizadas pela sociedade, além de serem privadas de seus direitos constantemente. Pesquisas mostram que, no período que antecede os grandes eventos esportivos, as crianças que vivem nas ruas das cidades-sede se tornam especialmente vulneráveis e sofrem maior risco de violação de seus direitos.

Por Street Child United

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email