Setor de Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo promove formações nas áreas pastorais

Setor de Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo promove formações nas áreas pastorais

Formação Setor de Tapejara (46)

Os encontros reúnem as 53 paróquias da arquidiocese em torno da proposta do Rota 300 e do Ano da Misericórdia

O Setor Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo iniciou no último final de semana os encontros formativos nas nove áreas pastorais – que integram 53 paróquias – com os jovens dos movimentos e pastorais. Os encontros têm como objetivo reunir os jovens em torno do tema do Ano da Misericórdia e do Jubileu dos 300 anos de Aparecida, já que a imagem da Virgem, padroeira do Brasil, percorre as paróquias desde outubro de 2015 e permanecerá até julho de 2017.

O jovem Luis Guilherme Fagundes, que atua na coordenação do Setor, reforça a relevância do encontro entre o Setor Juventude e os movimentos e pastorais, afirmando ser importante a proximidade com as juventudes, já que a vivência do Evangelho se dá a partir do encontro e do relacionamento. “Conhecer a diversidade das juventudes de nossa arquidiocese é o caminho para sermos presença que ajuda e apoia os diversos grupos”, reforçou Luis Guilherme.

Tapejara acolheu o primeiro encontro

A paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Tapejara, acolheu no último sábado, 14, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, o primeiro encontro formativo. O momento teve nício com a Leitura Orante da Palavra, que também serviu de oportunidade para os jovens conhecerem o Setor Juventude e compreenderem o processo vivido pela arquidiocese na acolhida da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Através do material produzido pelo Setor Juventude para a passagem da imagem de Nossa Senhora Aparecida na arquidiocese, os jovens estudaram sobre a história e devoção da padroeira do Brasil e a relação existente entre ela e as juventudes, os pobres, as mulheres, a água e a própria Igreja. De forma criativa, cada grupo apresentou suas impressões dos textos, percebendo a importância da presença da Mãe Maria em sua vida e em seu grupo.

Para a irmã Salete Rambo, assessora do Setor Juventude, o momento foi essencial para a integração dos grupos. “O encontro deu um novo vigor e mais ânimo para a caminhada dos grupos na paróquia”, destacou.

Encontro na Área Pastoral de Sarandi

Integrando as paróquias de Sarandi, Rondinha, Ronda Alta, Nova Boa Vista, Barra Funda e Pontão, o encontro realizado no domingo, 15, foi um momento especial para incentivar e motivar os jovens para a participação nas paróquias e comunidades, a partir de estudo, formação, celebração, dinâmicas e brincadeiras.

O encontro iniciou com a Celebração Eucarística na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e teve seguimento no salão paroquial, com a reflexão sobre o Setor Juventude e a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida na área pastoral, que iniciará no dia 12 de junho. Os participantes tiveram também a oportunidade de definir algumas ações durante a passagem da imagem em suas cidades.

Por Victória Holzbach, Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email