Semana Laudato Sì: 11 pontos da Encíclica para serem estudados pelos jovens

Semana Laudato Sì: 11 pontos da Encíclica para serem estudados pelos jovens

Estamos vivendo tempos que marcarão a história! A Laudato Sì nos ensina a construir um mundo melhor juntos, por isso os católicos estão se unindo em solidariedade por um futuro mais justo e sustentável.

Durante a Semana Laudato Sì, em comemoração aos 5 anos da publicação desta encíclica do Papa Francisco, todos são chamados a falar – e a pensar mais – sobre a ecologia integral, especialmente as juventudes.

“Que pode fazer aquele estudante, aquele jovem, aquele militante, aquele missionário que atravessa as favelas e os paradeiros com o coração cheio de sonhos, mas quase sem nenhuma solução para os meus problemas? Muito! Podem fazer muito. Atrevo-me a dizer que o futuro da humanidade está, em grande medida, nas vossas mãos, na vossa participação como protagonistas nos grandes processos de mudança nacionais, regionais e mundiais. Não se acanhem!” – Discurso do Papa Francisco aos Movimentos Populares, anta Cruz de la Sierra, Bolívia, 9 de julho de 2015.

A Laudato Sì traz vários pontos que podem ser discutidos em diversos encontros e convida a cada um de nós, particularmente aos jovens, para que “renove o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta” (14).

Dividida em seis capítulos, a Encíclica é uma grande reflexão sobre a Ecologia integral e a conversão ecológica. Ela foi dividida em artigos numerados e aqui listamos 11 pontos a serem estudados:

1 – Unidos por uma preocupação comum (3);
2 – São Francisco de Assis (12);
3 – O clima como bem comum (23);
4 – O Evangelho da criação (62);
5 – O olhar de Jesus (96);
6 – A tecnologia: criatividade e poder (101);
7 – Ecologia ambiental, econômica e social (137);
8 – O diálogo sobre o meio ambiente na política (163);
9 – A Trindade e a relação entre as criaturas (238);
10 – A Rainha de toda a criação (241);
11 – Para além do sol (243).

Já baixou o Guia de Encontros Online?

Para que cada jovem vivencie melhor esta semana e partilhe com seu grupo sobre o Cuidado com a Casa Comum, foi disponibilizado um Guia de Encontros Online (baixe clicando aqui).

Na Encíclica, Papa Francisco pede que façamos a “Oração pela nossa terra” e ela pode ser encontrada nesse guia para ser utilizada como abertura dos encontros.

Uma dica importante é escolher uma plataforma para os encontros para que todos do seu grupo possam participar – existem diversos aplicativos que podem ajudar. Também é importante que o coordenador do grupo prepare com antecedência o momento da vivência em grupo e auxilie os que precisarem de alguma orientação, por exemplo, se alguém não tiver o exemplar físico da Laudato Sì é possível baixar a versão digital através do link indicado no Guia de Encontros.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email