“Sejam influencers de Cristo”: Bispo do Porto celebra missa com mais de 25 mil jovens

“Sejam influencers de Cristo”: Bispo do Porto celebra missa com mais de 25 mil jovens

Construir um mundo novo e ser influencer de Deus, sonhadores e “fazer barulho” levando a Boa Nova.

Créditos: Jovens Conectados/CNBB

Um dos pontos altos do “Dias nas Dioceses” na cidade do Porto, em Portugal, aconteceu neste sábado, dia 29 de julho. Mais de 25 mil jovens se uniram no Parque da Cidade para a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo da diocese local, dom Manuel Linda. Entre os jovens de mais de 60 nacionalidades, os brasileiros marcaram presente com entusiasmo.

“Chegamos aqui de diferentes nações, culturas, geografias e condições para sonharmos os sonhos de Deus: a construção de um mundo novo. Não fomos nós que escolhemos a fé e suas implicações, mas foi Deus que escolheu a nós. E isso é desafiante”, disse o bispo aos jovens.

Dom Manuel fez ainda um apelo aos jovens. “Muito gostaria que todos e cada um vós, a partir dessa Jornada, passassem a ser influencers de Jesus Cristo. Como? Quando regressarem às vossas terras e casas, dizei que lá, na cabeça da Europa, existe um país pequeno, mas simpático e acolhedor de nome Portugal, e contai a todos o que aqui aconteceu, com Jesus também o fez. Sedes contadores dessa Jornada e de parábolas belas para o tempo de hoje, tais como as de Jesus. Jovem, sonhe, levante-se e arrisque! Jesus conta contigo!”, exortou.

Como modelo, o bispo refletiu sobre a vida de Irmã Maria do Divino Coração, escolhida como patrona do “Dias nas Dioceses” no Porto. Mesmo tendo nascido em uma família com muitos recursos, quis dedicar a sua vida aos mais miseráveis, para que todos conhecessem o amor de Deus.

“Esta senhora poder-se-ia ter afogado no materialismo. Tinha muito para desfrutar. Não obstante, desde bem novinha, nunca a matéria ofuscou a ânsia do espiritual. Ligou-se a uma família religiosa cuja atividade mais marcante era a reintegração na sociedade das mulheres e crianças vítimas de maus-tratos, violência e pobreza. Não se limitou, portanto, a criticar o mundo: empenhou-se nele! Como diria o Papa Francisco, não ficou na janela a ver passar o cortejo da miséria social, mas desceu à rua para se inserir nele e dar a mão a muitos”, sugeriu.

Créditos: Jovens Conectados/CNBB

Para o jovem Felipe Arrais, da Diocese de Anápolis (GO), que chegou à cidade do Porto na quarta-feira e está vivenciando a pré-jornada na Paróquia São João Batista de Canelas, na Vila Nova de Gaia, as palavras do bispo refletem a importância do jovem testemunhar Cristo. “Ser influencer é evangelizar, propagar a Palavra de Cristo, levá-la aos outros, aos amigos, e também testemunhar a alegria de Cristo na vivência, como a que estamos tendo com os outros jovens do Brasil e tantos outros países, e que isso  toque mais corações para que outros jovens possam participar de um encontro com Cristo e com o irmão, como acontece na JMJ”, diz o jovem de 21 anos que participa de sua primeira jornada.

Depois da Santa Missa, os jovens participaram de um festival de música com diversas bandas, conjuntos e um momento audiovisual.

 

Para ficar por dentro de tudo que acontece em Portugal, fique ligado no site e redes sociais dos Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email