“São José como um dos ícones da JMJ” sugere padre em carta ao Papa

“São José como um dos ícones da JMJ” sugere padre em carta ao Papa

Devoto de São José, Pe. Luiz Roberto Teixeira Di Lascio escreveu uma carta para o Papa Francisco, que está no Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. O sacerdote brasileiro, do interior paulista, sugere que a figura de São José seja incluída na JMJ, junto do ícone de Maria e da Cruz das Jornadas.

“São José se apresenta para dar esse novo sentido e preencher essa dolorosa lacuna na vida de milhares e milhares de jovens, esse vazio que é a carência paterna. São José! Estava faltando essa pérola preciosa no colar do coração da cristandade”, avalia Pe. Di Lascio.

Para o sacerdote da Arquidiocese de Campinas SP, muitos são os fatos que o motivaram a escrever para o Papa. Além da devoção pessoal por São José, o padre afirma: “o Papa sempre teve São José muito presente no seu ministério episcopal e sacerdotal na Argentina”.

O padre aponta outras motivações para acreditar numa resposta positiva do Santo Padre para sua carta: ele tomou posse no dia 19 de março, Dia de São José; Consagrou o Estado do Vaticano a São José na semana passada; Determinou que fosse incluído São José no Canon da missa nas orações eucarísticas II,III,IV; traz no seu brasão papal A Flor de Nardo, cacho e uvas, que indica a devoção a São José.

“Rogo a Deus para que esta carta chegue a tempo e, quem sabe?,  possa Sua Santidade nos presentear com sua concordância para  a  inserção de São José no coração da Jornada Mundial da Juventude.  Desse modo, possa São José, a partir de hoje, se tornar mais conhecido e amado. Possa, ele, junto com Maria, sua santíssima esposa, preencher o vazio existencial que toma conta dos corações de nossos jovens, e possa, assim, dar-lhes, mercê de sua amorosa proteção de pai, um novo sentido às suas vidas”, afirma o padre em sua carta.

O padre deixa, ainda, seu e-mail para aqueles que queiram apoiar a iniciativa: padredilascio@uol.com.br. Confira a carta enviada ao Papa Francisco na íntegra:

À Sua Santidade,

Papa Francisco,

Permita-me apresentar-me: sou o padre Luiz Roberto Teixeira Di Lascio, membro do presbitério de Campinas-SP, um sacerdote devoto de São José e propagador da pessoa e da missão desse grande santo.

A presente tem a finalidade de externar a Sua Santidade, de modo especial, um desejo: colocar sob sua apreciação a sugestão de ser incluída a figura de São José junto ao ícone de Maria, completando-se assim o painel da JMJ: a cruz, Maria e José.

Creio que a sigla do grande evento mundial prestes a acontecer no Rio de Janeiro- RJ traz em si latente esse desejo, visto que essas letras – JMJ – podem também querer dizer: JESUS, MARIA, JOSÉ, figuras indissociáveis no plano da salvação do gênero humano. É oportuno incluir o glorioso São José junto à sua santíssima esposa Maria na imagem/mensagem da Jornada Mundial da Juventude.

A própria sigla JMJ é vista como um agente motivador e profético para os tempos atuais, num mundo em que os jovens estão em busca do sentido e dos referenciais que lhes podem dar a figura materna e a paterna.

E mais uma vez São José se apresenta para dar esse novo sentido e preencher essa dolorosa lacuna na vida de milhares e milhares de jovens, esse vazio que é a carência paterna. São José! Estava faltando essa pérola preciosa no colar do coração da cristandade.

Rogo a Deus para que esta carta chegue a tempo e, quem sabe?,  possa Sua Santidade nos presentear com sua concordância para  a  inserção de São José no coração da Jornada Mundial da Juventude.  Desse modo, possa São José, a partir de hoje, se tornar mais conhecido e amado. Possa, ele, junto com Maria, sua santíssima esposa, preencher o vazio existencial que toma conta dos corações de nossos jovens, e possa, assim, dar-lhes, mercê de sua amorosa proteção de pai, um novo sentido às suas vidas.

Rogo a sua bênção paterna e aguardo com confiança, e em oração, o pronunciamento favorável a este pedido, como um legado do Brasil para a juventude mundial.

Padre Luiz Roberto Teixeira Di Lascio
Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia
Arquidiocese de Campinas-­SP

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email