São João Batista, rogai por nós!

São João Batista, rogai por nós!

“Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vós batizará no Espírito Santo e em fogo” (Mt 3,11).

Hoje, dia 24 de junho, com muita alegria, a Igreja celebra o nascimento de São João Batista. Santo que, juntamente com a Santíssima Virgem Maria, é o único a ter o aniversário natalício.

São João, na tradição católica, é considerado o santo mais próximo de Jesus Cristo, pois além de ser seu primo, João foi o responsável pelo batismo de Cristo no Rio Jordão.

O profeta é sinônimo de bondade e gratidão. Sempre muito lembrado por essas virtudes, João foi um homem humilde que aceitou a sua missão com fé e devoção cristã até o fim. Ensinou-nos a confiar e a acreditar no maior, ao pregar e anunciar a vinda do Messias.

Um pouco de história:

São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho.

Um dia, Zacarias foi escolhido para oferecer incenso no interior do santuário de Deus. No santuário, ele viu o anjo Gabriel, que lhe disse que ele teria um filho chamado João. Gabriel explicou que o menino seria cheio do Espírito Santo desde o nascimento e teria um ministério muito importante.

Ao atingir maturidade, foi enviado para o deserto para se preparar com orações e penitências sempre aceitando tudo com muita devoção e convertendo e catequizando as pessoas por onde passava e anunciando também a vinda do Messias.

Após o batismo, Jesus continuou no seu caminho e João na sua missão de denunciar as injustiças, o abuso de poder, às imoralidades. Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado.

O grande santo morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele” (Mateus 11,11).

Oração de São João Batista

São João Batista, voz que clama no deserto: Endireitai os caminhos do Senhor… fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo.

São João, pregador da penitência, rogai por nós.

São João, precursor do Messias, rogai por nós.

São João, alegria do povo, rogai por nós.

 

Por Evelyn Graziele, da redação Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email