#Rota300: Identidade visual do projeto é aprovada em reunião

#Rota300: Identidade visual do projeto é aprovada em reunião

aparecida

Na sexta-feira, dia 22/01, membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) da CNBB estiveram em Aparecida (SP), onde se reuniram com representantes do Santuário Nacional de Aparecida para definir questões e encaminhamentos do projeto #Rota300, entre eles a Romaria Nacional da Juventude, que acontece entre 9 e 10 de abril, durante a 54° Assembleia Geral da CNBB.

Na pauta, a divulgação do logo da Romaria, elaborado pela equipe de Comunicação da CEPJ (Jovens Conectados), além da organização da estrutura dos espaços de acampamento dos jovens romeiros, organização das tendas de catequese e formação, shows, terço e vigília da juventude, entre outras atividades que completam a programação do encontro.

Pela CEPJ estiveram presentes na reunião: o presidente da comissão, Dom Vilsom Basso, o assessor Nacional, padre Antônio Ramos Prado, SDB (pe. Toninho), o representante da coordenação Nacional de Jovens, Iago Ervanovite, e a representante da equipe de comunicação, Juliene Barros – responsável pelo desenvolvimento do logo. Pelo Santuário de Aparecida, participaram: o reitor do Santuário, padre João Batista de Almeida, representantes da equipe de comunicação (TV, rádio, revista) e equipe de infraestrutura do Santuário, bem como representantes do Setor Diocesano de Juventude da Arquidiocese de Aparecida.

marca_romariaJuliene Barros, autora da marca, explica que o conceito do logo surgiu a partir da própria imagem de Nossa Senhora Aparecida, caminho que nos leva a Cristo.

“Jovens de todo o Brasil devem ir em romaria para Aparecida, as diversas estradas que levaram os jovens a casa de Maria, são representas através da posição do manto, que remete às faixas das estradas em uma perspectiva peculiar. A cor principal desta edição da romaria é a cor azul, cor que simboliza o manto de Nossa Senhora Aparecida”, pontua. Outro aspecto importante no logo é palavra “juventude”, onde os tipos de uma fonte serifada, que não tem junção, foram unificados para demonstrar que as diversas expressões da juventude no Brasil estarão em unidade durante as atividades da Romaria da Juventude.

#Rota300
O projeto “#Rota300” é inspirado pelo dinamismo da peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em preparação para a JMJ Rio2013, e se desenvolverá a partir da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas dioceses brasileiras entre 2015 a 2017, quando a Igreja celebra os 300 anos do encontro da imagem de Maria nas águas do Rio Paraíba. Através da página www.jovensconectados.org.br/rota300, os internautas terão acesso a programação oficial do evento, além de acompanhar as notícias da peregrinação pelo país e enviar informações, fotos e comentários das atividades celebrativas em cada diocese. O canal disponibiliza ainda uma explicação dos três eixos pastorais que envolvem o projeto, articulados entre Missão, Assessoria e Estrutura.

Para a Romaria, Padre Toninho adianta que em breve serão lançadas no site as inscrições, tanto individuais, quanto para os grupos que estão se organizando.

Ele explica que a celebração dos 300 anos de Aparecida é uma iniciativa da coordenação do Santuário Nacional, bem como do Conselho Pastoral da CNBB (Consep), e que a ideia de uma programação que contemple o jovem surgiu de uma reunião da Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional (CPJN). “Observou-se ali a necessidade de se dar continuidade ao projeto de revitalização e fomentar o espírito de missão, assim como aconteceu no Bote Fé, que antecedeu a JMJ do Rio. Esperamos dar continuidade ao projeto de revitalização e chegar em 2017 mais fortalecidos na evangelização da juventude”, destaca. “A ideia é que o Santuário de Aparecida seja um lugar de encontro da juventude”, revela o padre.

Por Flávio Campos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email