Retiro quaresmal “Um Caminho de Paz”- III Semana: O zelo pelo Sagrado!

Retiro quaresmal “Um Caminho de Paz”- III Semana: O zelo pelo Sagrado!

Chegamos a terceira semana do nosso retiro quaresmal “Um caminho de paz” e nesta nova etapa, vamos refletir sobre “o zelo pelo Sagrado”, sobre o compromisso de olharmos com amor e cuidado para o que é de Deus: os espaços, a criação e sobretudo, as pessoas, a nós e a nossos irmãos e irmãs, uma vez que somos templos do Senhor.

III Domingo: O zelo pelo Sagrado!

“A motivação para Jesus agir dessa forma é muito clara: o zelo pela casa do Pai (cf. v. 17), como diz o evangelista, e que seus discípulos se recordaram. De fato, toda a ação de Jesus em seu ministério será motivada pelo incansável zelo pelas coisas do Pai, sobretudo pelo ser humano que tinha sua dignidade roubada por um sistema injusto e explorador. O “zelo pela casa” significa muito mais que uma preocupação cultual; expressa seu amor pelo ser humano, morada privilegiada de Deus. Ele foi tão “consumido” por esse zelo, a ponto de ter sido condenado por isso. De fato, o processo que será movido contra ele pelas autoridades políticas e religiosas da época, será consequência de suas opções radicais em favor daquilo que o Pai deseja: amor, justiça, fraternidade, dignidade, misericórdia e paz para todo o gênero humano”. Dom Tadeu Canavarros, SDB, Bispo referencial para a juventude – Regional Norte 1 da CNBB.

>> Faça aqui o Download do PACK desta semana! Neste material você encontrará a reflexão do Evangelho do III Domingo da Quaresma, bem como as práticas de oração para a semana!

Importante: Recordar ao outro (a) o seu valor, é também um ato de misericórdia e caridade. Que em nossas conversas e partilhas, possamos sempre relembrar aos nossos irmãos e irmãs o quanto são preciosos e amados.

Por Maurício Lucena, da Redação do Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email