Reta final das inscrições para o 5º Encontro Nacional da Pascom

Reta final das inscrições para o 5º Encontro Nacional da Pascom

5o_encontro_nacional_da_pascom

A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB tem a expectativa de que centenas de agentes de pastoral no campo da comunicação e da liturgia estarão presentes no 5º Encontro Nacional da Pascom, que será realizado de 14 a 17 de junho de 2016, em Aparecida (SP). Até o momento, mais de 600 pessoas de todas as regiões do Brasil já fizeram inscrições que permanecem abertas até o final do mês. O tema desta edição é “Comunicação e Liturgia” e será apresentado por conferencistas especializados nas duas áreas.

>> Inscreva-se AQUI.

Doutor em Liturgia pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo, de Roma, Frei José Ariovaldo vai inaugurar o encontro com a conferência “Comunicação e celebração litúrgica”. Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá (PR) é quem vai conduzir a reflexão sobre “Comunicação e anúncio da Palavra”. O artista plástico Claudio Pastro, autor de trabalhos em igrejas de vários lugares do País, terá uma palavra sobre “Comunicação e linguagem visual”. Moisés Sbardelotto, recém-doutor em Comunicação pela Universidade Vale dos Sinos, do Rio Grande do Sul, vai apresentar o tema “As novas tecnologias e a Liturgia”.

A programação do encontro ainda terá seis seminários temáticos sendo que quatro deles também vão apresentar subtemas relacionados ao tema central do Encontro e dois vão abordar assuntos mais específicos sobre a vida cotidiana dos agentes da pastoral da comunicação nas comunidades. Para esses seminários, a organização do encontro convidou pessoas com formação específica nas áreas dos temas a serem debatidos: Frei Joaquim Fonseca e Pe. Danilo César, de Belo Horizonte (MG); Pe. Antônio Donizeth, da arquidiocese de Goiânia (GO); Profa. Maria Cristina (Tininha) de Pelotas (RS); Pe. Ivanor Macieski, da diocese de Joinville (SC) e Hamilton Silva, da Media opportunites, de São Paulo (SP).

Um dos aspectos mais bem avaliados nas edições anteriores do Encontro Nacional da Pascom foi a partilha de experiências. Por causa disso, vários participantes foram convidados a também apresentarem suas vivências em paróquias e comunidades de várias partes do Brasil: Pe. Sidney Martins, da Prelazia de Cristalândia (TO); Frei João Romanini, presidente da Rede Católica de Rádio e atuante na diocese de Caxias do Sul (RS); Pe. Luiz Gustavo da diocese de São José dos Campos (SP); Pe. Gutemberg Feitosa da arquidiocese de São Luís (MA) e Pe. Lucimar Antônio Castellani da diocese de Toledo (PR).

O Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida, está se mobilizando para receber os participantes do encontro. Pe. Rafael Vieira, assessor da Comissão para a Comunicação da CNBB, um dos organizadores, está realizado o trabalho de preparação mais direta: “nesta reta final, precisamos ficar atentos a todos os detalhes. Uma providência que não tenha sido tomada pode fazer uma diferença no aproveitamento do encontro. Temos procurado manter contato com todos os que vão colaborar na reflexão sem tirar os olhos da lista de inscritos procurando formatar a logística para que todos sejam bem acolhidos e possam se aprofundar no tema proposto”.

Pe. Rafael também destaca que “a convivência entre os participantes deve ser muito valorizada num encontro como este, que é fruto da caminhada da pastoral da comunicação. Além do importante lado formativo, essa ocasião em que os agentes se encontram deve ser aproveitada para ampliar a rede de amigos que lutam na mesma seara. Tomara que esse encontro seja bem proveitoso nesse sentido e que as pessoas procurem minimizar os problemas, queiram colaborar com o bom êxito do evento e façam uma experiência de alegria em conviver e celebrar a nossa missão de comunicadores de Jesus e do Evangelho”.

O Presidente da Comissão para a Comunicação, dom Darci José Nicioli, arcebispo eleito de Diamantina (MG), também está entusiasmado com o encontro e tem incentivado os organizadores a se dedicarem a todos os detalhes da preparação. Dom Devair Araujo e dom Roque Costa Souza, bispos auxiliares de São Paulo e do Rio de Janeiro, respectivamente, também compõem a Comissão e estão empenhados em ampliar a participação dos agentes. Eles estiveram reunidos no final da assembleia dos bispos no mês de abril, em Aparecida, e pediram que os organizadores animassem além da participação dos agentes da Pascom, mas também aqueles que atuam na pastoral litúrgica, considerando que o encontro vai trazer proveito para esses dois campos da ação evangelizadora.

Por Pe. Rafael Vieira CSsR, assessor da Comissão para a Comunicação – CNBB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email