Podemos fazer adoração ao Santíssimo… online?

Podemos fazer adoração ao Santíssimo… online?

Conheça as circunstâncias em que é permitido fazer esta modalidade de adoração – e sites específicos para isso!

Shutterstock/Charts and BG Shutterstock/C12

Shutterstock/Charts and BG Shutterstock/C12

A adoração ao Santíssimo é uma prática muito recomendada pela Igreja, pois aumenta o fervor, a conversão e a fidelidade.

Quem deseja crescer em sua vida espiritual, precisa separar um tempinho por dia, ou pelo menos a cada semana, para adorar Deus no Santíssimo Sacramento.

João Paulo II, na encíclica “Ecclesia de Eucharistia”, cita São Afonso Maria de Ligório: “Entre todas as devoções, esta de adorar Jesus sacramentado é a primeira depois dos sacramentos, a mais apreciada por Deus e a mais útil para nós” (nº 25).

Não existem barreiras quando se trata de adorar Deus, pois nós o adoramos com a própria vida, em espírito e em verdade. Sendo assim, um enfermo acamado pode adorar Deus, um operário pode adorar Deus durante sua jornada de trabalho, uma pessoa pode adorar Deus enquanto faz uma caminhada etc.

TV Evangelizar transmitiu um momento de louvor e adoração a Jesus.

TV Evangelizar na transmissão um momento de louvor e adoração a Jesus.

Assim como a missa acompanhada pela televisão, internet ou rádio tem sua validez para os que estão impedidos de ir pessoalmente até uma igreja, incluindo a possibilidade de comunhão espiritual, da mesma forma, o fiel pode se unir – através desses meios de comunicação – a uma hora santa de adoração e/ou fazer uma visita eucarística online em qualquer momento e lugar.

Deus, que é onipresente, também recebe nossa oração de adoração por esses meios e a aceita com agrado. Jesus disse claramente à mulher samaritana: a adoração a Deus não pode se limitar necessariamente a uma localização geográfica. O melhor “lugar” para encontrar Deus é Jesus Cristo; ninguém chega ao Pai senão por Jesus (João 14,6).

Mas atenção: o uso da internet ou da televisão será somente um meio ou instrumento que não pretende substituir a relação pessoal com Deus pela via sacramental; é apenas uma forma de acompanhar e reforçar o encontro pessoal.

Adorar o Senhor online é uma alternativa muito excepcional quando existe realmente um impedimento para fazer a adoração de maneira pessoal em uma capela com ou sem o Santíssimo exposto.

Isso funciona como a comunicação com uma pessoa amada: falar com ela pessoalmente não é o mesmo que falar por telefone ou Whatsapp; mas, senão há outra opção, pode ser feita assim.

Se, devido à idade avançada, à doença ou a outra razão válida, não se pode visitar o Santíssimo Sacramento, a internet é uma grande alternativa válida. E tem suas vantagens: está disponível 24 horas, a pessoa se foca no Santíssimo e o vê de perto e sem distrações, além de poder estar com Ele durante todo o tempo que desejar.

Mas, para fazer a adoração online, é preciso levar em consideração as seguintes observações:

– A adoração precisa ser transmitida ao vivo.

– É preciso fazer um momento de oração sincera, com o devido silêncio, recolhimento e piedade.

– Criar no local um ambiente propício para a adoração.

Algumas opções de sites que transmitem imagens ao vivo do Santíssimo exposto são:  Site 1      Site 2       Site 3

Você conhece mais algum? Comente.

Por Pe. Henry Vargas Holguín | Aleteia.org

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email