PJ Maranhão realiza 5º Encontro Estadual de Base

PJ Maranhão realiza 5º Encontro Estadual de Base

unnamed (2)

A Pastoral da Juventude (PJ), do Maranhão se reuniu na Diocese de Caxias entre os dias 17 a 19 de julho para a realização do 5º Encontro Estadual de Base. Mais de 800 jovens de todas as dioceses do Maranhão que fazem parte dos diversos grupos de jovens participaram desse momento.

O encontro teve como tema: Grupos de jovens e participação social, e o lema: “Eu vim para servir” (Mc 10, 45). A programação contou com missas; show de Zé Vicente; plenárias com temas que abordaram a participação do jovem como agente transformador da sociedade; noite cultural; visitas missionárias às famílias e hospitais, asilos e a Fazenda da Esperança; além de uma caminhada pelas ruas da cidade.

Também estiveram presentes, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Vilsom Basso; a Secretária Nacional da PJ, Aline Ogliari; bem como outros convidados e referências do Regional Nordeste V e representantes da Arquidiocese de Teresina  (PI).

Durante o evento, todos estudaram e refletiram sobre variadas formas de luta e envolvimento da juventude, como os grêmios e diretórios estudantis, conferencias e conselhos de direitos, participação social da PJ nos seus 30 anos de história e grupo de base como espaço de formação de lideranças para a igreja e a sociedade, para a construção de um mundo novo, onde reine a paz e justiça.

A PJ Maranhão, estabeleceu as seguintes ações para caminhada e fortalecimento na participação social: lutar pela efetivação de políticas públicas de juventude no município através da participação nos conselhos municipais; criar grêmios, conselhos livres e grupos em escolas com a participação com o apoio da PJ; promover a formação social dos jovens nas escolas, praças, grêmios estudantis, a partir da produção sobre participação social juvenil; exercer o protagonismo juvenil através da defesa da vida com a garantia da qualidade de saúde pública, lutar contra o extermínio de jovens e a redução da maioridade penal; ter assessores e adultos que apoiem a juventude, e que haja formação de Escolas de Assessores para acompanhar a juventude.

Por: Felipe Barbosa

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email