Pastoral Juvenil emite Moção de Apoio ao Sínodo Pan-Amazônico

Publicado em 7 de setembro de 2019 Por 3 Comentários

(Fotografia: Ricardo Espinheira)

Nós assessores, responsáveis diocesanos de juventude, líderes de expressões juvenis católicas e Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, reunidos em Brasília nos dias 6 e 7 de Setembro, queremos manifestar o nosso forte e irredutível apoio à REPAM (Rede Pan-Amazônica) e ao Sínodo Pan-amazônico a ser realizado em Roma de 06 a 27 de outubro deste ano.

Estamos ainda vivenciando a alegria e o entusiasmo provocados em nós pelo Sínodo da Juventude; bem como é forte em nossos corações o estímulo do Papa Francisco nos animando: “Quando te sentires envelhecido pela tristeza, os rancores, os medos, as dúvidas ou os fracassos, Jesus estará a teu lado para te devolver a força e a esperança” (CV,1) e mais ainda: “Peçamos ao Senhor que liberte a Igreja daqueles que querem envelhecê-la, ancorá-la ao passado, travá-la, torná-la imóvel” (CV, 35). Agora a Igreja se volta para outro tema de suma importância: a Amazônia.

Considerando a Amazônia uma das regiões mais significativas e estratégicas para o Brasil e o mundo; contemplando as inúmeras ameaças à sua biodiversidade; reconhecendo o sofrimento de tantos povos feridos em sua dignidade pela pobreza, pela ausência de dignos serviços públicos e a negação dos seus valores culturais; observando a diversidade de contextos onde impera corrupção e o populismo político; cientes de tantos desafios e dificuldades para a evangelização, constatamos a importância e a necessidade desse evento eclesial em vista da descoberta de novos caminhos para o fortalecimento da presença da Igreja na referida região. Muito nos alegra saber que na região amazônica está concentrado, proporcionalmente, o maior índice de jovens do Brasil. A Amazônia, portanto, é demograficamente a região da Esperança, por ter uma população jovem superando a metade da sua população. Eis, portanto, uma região que merece estrategicamente o máximo e atencioso carinho também da Pastoral Juvenil.

Todavia, também lamentamos a realidade de dramáticos fenômenos dos quais padecem os jovens na Amazônia, a juventude ribeirinha, indígena e quilombola, como por exemplo, a violência, o tráfico de drogas, a gravidez na adolescência, o desemprego, o suicídio, a inadequada formação profissional, o semi-analfabetismo, a pouca perspectiva de melhoria de vida.

Enquanto jovens cremos num futuro diferente! Temos mais futuro do que passado! Por isso queremos manifestar aos organizadores do Sínodo e, em especial ao Papa Francisco, o nosso incondicional apoio e orações. Cremos ainda que não basta denunciar os males, é preciso que todos nós sejamos semeadores de esperança nos comprometendo na promoção da ecologia integral.

Jesus Cristo sempre jovem, nosso amigo, mestre e Senhor, nos estimula a sermos em todas as circunstâncias profetas da Civilização do Amor. Pedimos insistentemente ao Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, que derrame sobre todos os padres sinodais o dom da Sabedoria para que possam refletir com sinceridade e decidir conforme aquilo que o Espírito quer da Igreja (cf. Ap 2,7).

Cordialmente, assessores, responsáveis diocesanos de juventude, líderes de expressões juvenis católicas e Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

Brasília, 07 de Setembro de 2019

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

3 Comentários para “Pastoral Juvenil emite Moção de Apoio ao Sínodo Pan-Amazônico”

  1. Karla disse:

    Queremos jovens que sejam justos , que não brinquem com o sagrado .
    Agora todo mundo resolveu ajudar a Amazônia que sofre desde sempre.
    Estamos de olho em todos.

  2. Maria Aparecida da Silva Lima disse:

    A nossa Igreja Católica Apostólica Romana é muito rica.
     
    Temos Deus e sua Palavra.
    Temos Jesus sempre junto de nós.
    Temos o Espírito Santo – a iluminar nosso caminho.
    Temos Nossa Senhora a interceder por nós o tempo todo.

    Temos nossos santos, nosso papa.
    Temos nossos padres a nos orientar.

    Vejo que, com tantos jovens, mais uma vez nós vamos viver um momento de grandes transformações.
    De grande beleza!

    A nossa Igreja, em todos os tempos, enfrentou uma imensidão de problemas.
    A ela os homens manifestaram seus medos, suas dores, suas lutas, seu desencanto em todas as épocas. Ela lutou sempre pela justiça e pela paz.

    Também partilhou das alegrias, reconheceu milagres, viveu conquistas, sofreu em guerras e injustiças.
    Nossa Igreja doce e valentemente foi delineando seu caminho de luz e se transformou na maior e mais sólida obra de caridade do mundo.

    Assim será mais uma vez.
    Nossos jovens viverão a beleza de amar…

    Vejo mais uma vez muito a realizar e nada a temer. Vejo grandes desafios e muitas dificuldades.

    Só Deus conhece o caminho que já surge. A Igreja vive!

    Encontrei na Sabedoria o que acalmou ainda mais meu coração.

    Vamos jovens!
    ⚘🍃⚘🍃⚘

    “Pois qual é o homem que pode conhecer o projeto de Deus? ou quem poderia imaginar o que pretenda o Senhor?”

    “Na verdade, os pensamentos dos mortais são tímidos e nossas providências incertas:”

    “Quem, pois, conheceria o teu projeto, se não lhe desses a Sabedoria e do alto enviasses o teu santo Espírito?”

                        Sb 9, 13-14.17

    Gostaria, ainda, de sugerir uma canção que fala sobre “um momento”
    Vou colocar o nome porque posso não vonseguir colocar o vídeo.

    One moment in time
    Dana Winner
    Eu pedi com tradução…

    Boa sorte a todos.
     

  3. André disse:

    Grande apoio! (Ironia)

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais