Pastoral Juvenil do Regional Nordeste IV envia mensagem às Juventudes do Piauí

Pastoral Juvenil do Regional Nordeste IV envia mensagem às Juventudes do Piauí

Aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto, no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, na cidade de Picos – PI, a Assembleia Regional de Pastoral Juvenil Nordeste 4, momento de formação, partilha e unidade entre as mais diversas expressões juvenis do Regional.

Com um olhar atento à Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Christus Vivit”, onde o Papa Francisco traz para os jovens e para todo o povo de Deus uma motivação de esperança no Cristo Vivo, “Cristo Vive: é Ele a nossa esperança, e a mais bela juventude deste mundo!” afirma o Santo Padre nas primeiras palavras da Exortação Apostólica.

Marcaram presença na assembléia, Dom Francisco de Assis Gabriel, bispo de Campo Maior e referencial da Juventude na CNBB NE4, que afirmou “a Pastoral Juvenil só pode ser sinodal”; o Bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José; o Padre Francidilso Silva do Nascimento, assessor da Pastoral Juvenil no Regional Nordeste 4 da CNBB, assim como o Padre Gildo Coelho de Sousa, assessor da Pastoral Juvenil na Diocese de Picos, que conduziram os trabalhos.

Além do estudo da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, foi articulado o Calendário para 2020, e deliberado algumas ações a serem efetivadas nos próximos anos, como: a Semana Missionária, Congresso das Novas Comunidades e Movimentos, Missão Jovem e Romaria da Juventude. Ainda, os participantes elaboraram uma mensagem às juventudes do Piauí, que segue abaixo:

 

MENSAGEM ÀS JUVENTUDES E AO POVO DE DEUS DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DO PIAUÍ

“Ninguém te menospreze por seres jovem”. (1Tm 4,12a)

Nós, jovens, assessores, padres referenciais e bispo referencial para a juventude do Piauí, reunidos em assembleia na cidade de Picos, para avaliar as trajetórias evangelizadoras de nossas juventudes e desejosos de indicar caminhos para a acolhida, o cuidado e o anúncio de Cristo, “o eternamente jovem” (ChV, n. 13), no horizonte eclesiológico que estamos imersos e na receptividade do Sínodo para a Juventude e da Exortação Apostólica Christus Vivit, alinhamos nossas proposições para a ação evangelizadora em nosso regional.

Não deixemos que nos roubem a alegria de ser jovem! Queremos reafirmar a beleza, a importância desta etapa de “vigor pleno” e o protagonismo em nossas igrejas particulares, paróquias, comunidades eclesiais e expressões juvenis. Nós somos “o agora de Deus”.

Inspirados na Palavra de Deus e nas novas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja, nos comprometemos com a transformação das realidades de morte que ferem “a terra sagrada, que é o coração de cada jovem”. (ChV, n. 67): ausência de políticas públicas para juventude, falta de perspectiva para a realização pessoal e profissional, crises existenciais relacionadas ao sentido da vida e a alegria de viver, a cultura de morte institucionalizada em nossa sociedade que extermina a vida de muitos jovens, a intolerância e o preconceito, o relativismo dos costumes e a mentalidade hedonista, a crise das relações comunitárias e a dificuldade de assumir compromissos duradouros – para mencionar algumas dessas sombras.

Convocados a fazer a experiência do encontro com o Cristo Vivo, iluminados pela experiência de Emaús para promover a cultura do encontro, considerando o Documento da Evangelização da Juventude e o Projeto IDE com as suas linhas de ação: formação, missão, estrutura de acompanhamento, políticas públicas ecologia; além de motivados pelo Documento Final do Sínodos dos bispos para a Juventude e ouvindo “o que o Espírito diz à Igreja” (Cf. Ap 3,6b), na comunhão sinodal desta assembleia, indicamos ações comuns para a Pastoral juvenil em nosso regional:

✓ Seminário de Políticas Públicas para a Juventude – 20 e 21 de setembro de 2019, em Teresina;
✓ Assembleia regional de Pastoral juvenil – 22 e 23 de agosto de 2020, em Campo Maior;
✓ Semana missionária diocesana articulada pelo setor diocesano da juventude, tendo como culminância o Dia Nacional da Juventude – outubro de 2020;
✓ Congresso das Novas comunidades e movimentos eclesiais em 2021;
✓ Missão jovem da pastoral juvenil regional em 2022;
✓ Congresso das Expressões Juvenis em 2023.

Na solenidade da Assunção de Maria, suplicamos a intercessão amorosa da Jovem de Nazaré por nossas juventudes piauienses para que “ela nos renove com a força de sua oração e nos acompanhe sempre com a sua presença de mãe”. (ChV 298).

Picos – PI, 18 de agosto de 2019

Por Pastoral Juvenil do Regional Nordeste IV 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email