Pastoral Juvenil de Campo Grande realiza Assembleia Geral e lança Jornada da Juventude

Pastoral Juvenil de Campo Grande realiza Assembleia Geral e lança Jornada da Juventude

Aconteceu no último sábado, 25 de fevereiro, no auditório do Instituto Teológico João Paulo II, a Assembleia Geral da Juventude. Organizada pela equipe de coordenação diocesana da Pastoral Juvenil, reuniu cerca de cem lideranças juvenis, representando os diversos grupos paroquiais, movimentos, associações e serviços, pastorais e novas comunidades que trabalham com a juventude em nossa Arquidiocese.

Durante a assembleia, houveram momentos de aprofundamento e partilha acerca da realidade juvenil presente em Campo Grande, com o objetivo de traçar um perfil do jovem presente em nossas comunidades. Tema de estudo foi o Plano Trienal de Evangelização para a Juventude no Brasil (2023-2025) “Ao seu lado”.Organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, trouxe quatro eixos fundamentais de reflexão e ação para a evangelização dos jovens: 1. Formação; 2. Vocação e Missão; 3. Estruturas de Acompanhamento; 4. Cidadanida: casa comum e dignidade humana.

Na oportunidade também foi também apresentada a Coordenação Diocesana da Pastoral Juvenil, formada por casais, jovens e seminaristas que estarão à frente deste serviço de acompanhamento e articulação durante este ano.

Para Dom Dimas, nosso Arcebispo, meditando as palavras de São João Paulo II, “a juventude ali reunida era um belo horizonte de esperança para o futuro da nossa Igreja diocesana”. Além disso, fez memória dos diversos esforços de evangelização da juventude que no Brasil são realizados há décadas como resposta às necessidades da juventude que vai se atualizando.

Organizador geral da assembleia, Pe. Linniker Matheus, referencial para a Pastoral Juvenil, pode aprofundou com as lideranças a importância do trabalho em conjunto entre as diversas expressões juvenis para a realização de um ano particularmente especial para a juventude. “Além da motivação do projeto ‘Ao Seu Lado’, também o Brasil está vivendo o 3º Ano Nacional Vocacional, com o lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ que foi a grande oportunidade de colocar a juventude e animação vocacional como prioridade de evangelização e serviço para todo o Mato Grosso do Sul”.

Para este ano foi lançada oficialmente a Jornada Estadual da Juventude, a ser realizada no dia 26 de novembro em Campo Grande. Será a coroação do 3º Ano Vocacional Nacional e forte momento de celebração, unidade e comunhão da juventude do MS. Além da jornada, ficaram definidas ações pontuais para serem realizadas durante o ano: 1. Momento de espiritualidade com os líderes; 2. Workshop formativo para coordenadores; 3. III Esquenta Juventude: dia missionário da juventude, além do estudo de uma futura escola permanente para lideranças juvenis.

Que seja esse um ano profundamente fecundo e abençoado para nossa juventude.

 

por Sonia Minder | Coordenação Diocesana da Pastoral Juvenil

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email