Pastorais da Juventude promovem a Semana do Estudante 2015

Pastorais da Juventude promovem a Semana do Estudante 2015

SdE_Semana_do_EstudanteTeve início no último domingo, 9 de agosto, a Semana do Estudante 2015 (SdE). A atividade, que é promovida anualmente pelas quatro Pastorais da Juventude da CNBB (PJ, PJE, PJMP e PJR), se estende até o próximo sábado, dia 15.

Neste ano, a temática da Semana propõe um tema composto de três núcleos – a juventude, a escola e a sociedade –, que interagem entre si, e promovem a vida. Lembrando sempre Jesus Educador, que nos apresenta a fonte de vida eterna e em abundância (cf. Jo 10, 10), questionamo-nos: que vida é essa que queremos promover? Como a vida do jovem e da jovem tem sido atingida dentro da escola? Quais os tipos de violência que permeiam o ambiente escolar? E “nas ruas”, na sociedade?

A atividade tem como lema “Democratização da informação em defesa da cultura de paz”, como forma de inquietar os jovens e seus grupos a se questionarem sobre o anúncio da Boa Nova pelos grandes veículos de comunicação de nossa sociedade. Quem são os/as jovens para a mídia e para a sociedade? Será que temos espaço nos veículos que comunicação? Será que eles têm promovido a vida da juventude?

Ainda, somos convidados a refletir “onde está nosso irmão?” (cf. Gn 4, 9). Como nossos jovens são retratados pela mídia para a sociedade? Em tempos de discussão sobre diversos fatores que atingem a vida da juventude, como a redução da maioridade penal, será que esses veículos de comunicação têm promovido um justo debate, valorizando a vida dos jovens?

O subsídio de estudos pode ser encontrado para download aqui no site.

semana do estudante 2015

Saiba mais sobre a Semana do Estudante

A Semana do Estudante (SdE) é uma atividade permanente promovida desde 2003 pelas Pastorais da Juventude da Comissão para a Juventude da CNBB, e coordenada pela Pastoral da Juventude Estudantil (PJE). Ela acontece anualmente, no mês de agosto, na semana que abrange o dia 11, considerado historicamente o Dia do Estudante no Brasil.

O Dia do Estudante acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no Brasil, também se comemora o Dia do Advogado e o Dia do Estudante de Direito, também no 11 de agosto.

Colaborou: Iago Ervanovite (PJE)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email