Operação Vaga-lume: jovens se mobilizam para ajudar a pagar conta de luz de lar de idosos

Operação Vaga-lume: jovens se mobilizam para ajudar a pagar conta de luz de lar de idosos

FB_IMG_1456792997146O Ministério Universidades Renovadas da Renovação Carismática Católica de Juiz de Fora (MG) lançou, no dia 25 de fevereiro, a campanha “Operação Vaga-lume” que visa arrecadar fundos para ajudar a pagar a conta de luz de um abrigo de idosos que funciona na cidade.

O Abrigo

O Condomínio Luiza de Marillac acolhe 23 idosos em Juiz de Fora e tem como missão vivificar, entusiasmar e “colorir” a vida de idosos em situação de vulnerabilidade, resgatando a dignidade por meio da cultura, da convivência e do amor fraterno.

Mas por que chamar condomínio? O seu diferencial consiste no fato de que cada idoso possui um apartamento independente com endereço próprio, mantendo a individualidade e liberdade de cada morador, que pode embelezar seu cantinho da forma que quiser. Nesse modelo inovador, cada idoso participa ativamente das decisões da instituição, como verdadeiros integrantes dessa família.

O problema, a conta de luz

No entanto, existem os desafios. Atualmente, os idosos estão passando por uma situação muito difícil. Sem contar com ajuda de nenhuma grande instituição ou do do governo, e com as contas de luz alcançando valor muito altos, tornou-se inviável o pagamento das mesmas pelos moradores. Para se compreender a urgência dessa situação, o lar está completando o terceiro mês de inadimplência, com o risco de ter sua luz cortada a qualquer momento.

Com as contas de luz já atrasadas e outra ainda por vencer, a mobilização dos jovens é a de, como “pequenos vaga-lumes”, ajudar a “iluminar” essa pequena realidade arrecadando o dinheiro para pagar as contas de luz da instituição por seis meses. Enquanto isso, um grande esforço está sendo empenhado na elaboração de formas alternativas para diminuir os gastos com energia (a principal delas será a instalação dos painéis solares para o aquecimento da água, o que reduzirá substancialmente o consumo de energia elétrica.

Para ajudar a campanha, basta acessar o link e seguir as recomendações: http://www.kickante.com.br/campanhas/operacao-vaga-lume

Por Universidades Renovadas – Arquidiocese de Juiz de Fora

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email