Oito mil jovens participaram do DNJ na Diocese de Serrinha, na Bahia

Oito mil jovens participaram do DNJ na Diocese de Serrinha, na Bahia

A Pastoral da Juventude da Diocese de Serrinha (BA) realizou na cidade a 8º edição do Dia Nacional da Juventude,  nos últimos dias 18, 19 e 20 de outubro. Celebrado em todo o país, o DNJ deste ano teve como tema “Juventude e Missão” e o lema, “Jovem: Levante-se, seja fermento!”.

Em preparação ao DNJ, em várias paróquias da Diocese, a Pastoral da Juventude organizou o chamado pré-DNJ, com eventos como vigílias, acampamentos, saraus, shows, semana da juventude, entre outros, que servem para refletir o tema e incentivam os jovens a participarem do DNJ. E como nas outras edições, no dia 22 de setembro, cerca de 200 jovens missionários das 22 cidades da diocese receberam um dia de formação quando se prepararam para a missão nas comunidades da cidade de Serrinha.

A abertura oficial do evento aconteceu no dia 18, na Igreja da Paróquia Bom Pastor, com a Missa de acolhimento dos jovens missionários, celebrada pelo pároco da Catedral Senhora Santana, Padre Evandro Andrade. Durante a homilia, o sacerdote evidenciou a importância do encontro: “Se nós queremos encontrar a Deus, devemos ir ao encontro do outro, senão corremos o risco de querer encontrar a Deus e não encontrarmos, porque fechamos o coração para os irmãos.” Após a celebração, os missionários se encontraram com as famílias que os acolheram e com seus companheiros de missão.

Já no sábado, às 6h30, em todas as comunidades da cidade, os jovens prepararam um momento de oração e realizaram um café partilhado. Em seguida, partiram para visitar as casas, ouvir as pessoas e mostrar o rosto jovem de Cristo. Na parte da tarde aconteceu um bate-papo com os missionários, coordenado pelo Padre Alessandro, sdv, de Riachão do Jacuípe. Finalizando o dia, aconteceu o show da Família e da Juventude com Antônio Cardoso, na Praça da Catedral Senhora Santana.

O domingo começou com muita alegria e animação, deu-se início a Festa da vida da Juventude. As caravanas começaram a chegar de suas cidades e logo a área do Parque Maria do Carmo se encheu de ônibus e carros. Uma multidão foi chegando, pulando e cantando “Eu sou Pejoteiro, com muito orgulho, com muito amor!”. Após um momento de oração, com o tema “Chega de violência e extermínio de jovens”, os jovens se preparam para a Missa celebrada pelo Bispo Dom Ottorino Assolari.

Vídeo do evento

Aconteceram ainda apresentações de dança, samba de roda e show instrumental da 1ª Orquestra Sanfônica da Bahia. O evento contou com transmissão ao vivo pela internet, rede wi-fi liberada para os jovens e praça de alimentação. Mas, o que contagiou foi a animação feita pela Banda Akua Viva, de Feira de Santana. O “Regueiro de Cristo”, Padre João Eudes, fez a festa ao som do reggae, mostrou aos jovens que para louvar ao Senhor não importa o estilo, mas sim, a alegria que brota no coração. Por fim, a banda Manto Azul de Conceição do Coité ficou no comando do Trio, arrastando a multidão de cerca de 8 mil jovens pelas ruas da cidade, cantando e louvando com muito axé.
O DNJ da Diocese de Serrinha foi construído pelos próprios jovens, que se doaram pela causa e buscaram recursos financeiros através da venda de camisas e rifas. De acordo com a organização, o DNJ da diocese foi um exemplo de que não importa quais os desafios que serão enfrentadas para a evangelização da juventude, mas sim seguir contra a corrente, no caminho de Cristo.

Fonte: Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email