O Ressuscitado caminha Ao Seu Lado, uma reflexão de Dom Amilton Manoel

O Ressuscitado caminha Ao Seu Lado, uma reflexão de Dom Amilton Manoel

‏por Dom Amilton Manoel da Silva,CP bispo da diocese de Guarapuava e membro da Comissão Episcopal para a Juventude.

A PALAVRA – 3º DOMINGO DA PÁSCOA:
O RESSUSCITADO CAMINHA CONOSCO.

Onde está o Ressuscitado? Domingo passado o vimos na Comunidade reunida em seu nome, agora o vemos caminhando conosco e na Santa Missa. Na 1ª Leitura (At 2,14.22-33), a Comunidade transformada pelo Espírito, deixa a segurança das paredes do Cenáculo e prepara-se para dar testemunho de Jesus, em Jerusalém e até aos confins da terra, certos de que o Ressuscitado caminha junto. Pedro anuncia Cristo (Kerigma), a certeza de que o Senhor está presente. Na 2ª Leitura (1Pd 1,17-21), Pedro nos exorta à fidelidade na fé, apesar da hostilidade atual e dos sofrimentos futuros; o Ressuscitado fortalece no testemunho. Evangelho (Lc 24,13-35): A caminho de Emaús (casa do pão), os discípulos estão tristes, desanimados e frustrados. Aparece então um peregrino, que caminha com eles e interpreta as Escrituras. Seus corações começam a “arder”.

Chegando a casa, fazem um convite: “Fica conosco”. À mesa, acontece o mesmo gesto da última ceia. A Palavra fez “arder” o coração, a fração do Pão faz “abrir os olhos” e eles o reconhecem ressuscitado. E Cristo desaparece, porque agora a Comunidade já possui os sinais concretos de sua presença: a Palavra e o Pão eucarístico. Eles partem para anunciar a descoberta aos irmãos – Missão.

Muitas vezes, também nós andamos pelos caminhos da vida, desanimados… e a vida parece ter perdido sentido. Nesses momentos, mais do que nunca, como os dois discípulos, necessitamos do Peregrino de Emaús: “Fica conosco, Senhor”. Esta página de Lucas é também uma explicação da Missa: Ritos iniciais: inicia-se um caminho com Jesus. Rito da Palavra: Jesus explica as escrituras. Rito eucarístico: Jesus consagra e os olhos se abrem. Ritos finais: eles saem para anunciar, compromisso da semana….

Bom domingo de Emaús! Deus te abençoe.

60ª Assembleia Geral em Aparecida(SP)

O domingo de Emaús! Um domingo especial AO SEU LADO. ♥️

— No Evangelho deste domingo, terceiro do Tempo Pascal, temos o Evangelho dos Discípulos de Emaús (Lc 24,13-35). Que nos recorda o plano trienal da Pastoral Juvenil para 2023-2025 para a evangelização das Juventudes: AO SEU LADO.

Neste cenário, dentro do quinto dia da 60ª Assembleia Geral em Aparecida (SP), os bispos da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude CNBB concelebraram a Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida, junto ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquatro.

“O cenário dos discípulos de Emaús iluminou a Comissão Episcopal nesse processo de síntese de todo o processo de escuta com vista a revitalização da pastoral juvenil da Igreja do Brasil, que sai da situação angustiante da pandemia com uma missão especial de reconstrução. Nossa juventude, atingida pelos absurdos vividos durante a pandemia do coronavírus, quer retomar a sua caminhada, apoiada na sua ousadia e na sua criatividade peculiar, bem como na confiança da Igreja, quer se apresentar como protagonista de todo esse processo”, Dom Nelson Francelino Ferreira (explica o bispo de Valença/RJ e presidente da CEPJ)

| Saiba mais sobre o Plano de Evangelização da Pastoral Juvenil, AQUI.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email