O DNJ 2020 #conectado por todo o Brasil!

O DNJ 2020 #conectado por todo o Brasil!

“Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”. “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17).

A juventude fez ecoar por todos os cantos do Brasil o tema e lema do #DNJ2020 em ações concretas de solidariedade e celebrações!

“Que o nosso saudável barulho nas redes sociais ajude a despertar em toda a juventude com as suas lutas e perplexidades, a profecia em torno da vida com fé, esperança e caridade”, disse Dom Nelson Francelino (presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude).

Ao final do dia, encerrando os eventos, Ir. Valéria gravou uma mensagem especial de agradecimento a todos os envolvidos na realização do DNJ neste ano. “Nesse DNJ mais que especial eu tive a oportunidade de participar de várias lives pelo Brasil afora com muita criatividade e muito amor, parabéns a todos que se empenharam, de assessores a párocos e bispos. Foi lindo ver tanta gente envolvida em celebrar com alegria e criatividade esse DNJ tão diferente. Que o coração de Jesus possa abraçar cada um de vocês e retribuir todo o carinho que vocês tiveram com a evangelização da juventude”.

Veja como foram os registros do #DNJ2020 em algumas dioceses:

> Edição Online dos dez anos do Crisjovem reuniu jovens da Diocese de Camaçari/BA

Nem mesmo a distância impediu a participação dos jovens na celebração dos dez anos do Crisjovem, evento que marca a celebração do Dia Nacional da Juventude na Diocese de Camaçari/BA. O encontro, que aconteceu no dia 25 de outubro, reuniu presencialmente jovens representantes das paróquias e também contou com uma plateia virtual.

Em comunhão com as Arquidioceses de todo o Brasil, o Crisjovem teve como tema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24–15,17) e foi marcado por momentos de louvor, escuta da palavra com Pe. Carlos Fernando Dias, adoração e Santa Missa presidida pelo bispo Dom João Carlos Petrini e concelebrada pelo Pe. Fernando Pereira, e ainda um vídeo comemorativo pelos dez anos.

Segundo Gabriela Lima, coordenadora do Setor Juventude, o planejado seria uma hiper comemoração para edição dos dez anos, mas que devido a pandemia precisou se reinventar pois organizar um evento online com o público reduzido foi bem diferente do que estavam acostumados “Um dos desafios foi manter uma programação atrativa para não perder nosso maior público, que foram os jovens e suas famílias, que nos acompanharam de casa, por ter sido online não conseguimos sentir o calor da juventude, mais os comentários e interação nos deixou com a certeza de dever cumprido”.
Colaboração: Assessoria de comunicação Diocese de Camaçari/BA.

> Diocese de Iguatu/CE

A Diocese de Iguatu/CE celebrou na tarde do dia 25 de outubro o DNJ, Dia Nacional da Juventude.

O evento, que todos os anos é marcado pela expressiva presença dos grupos, nesta edição foi através das estruturas digitais, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Setor Juventude e páginas de paróquias e grupos de jovens.

A live contou com animação, música ao vivo e participações através de vídeos.

Durante o evento foi apresentada a caminhada jovem em diversas paróquias, como também dos movimentos juvenis existentes na diocese.

Com inspiração na Campanha da Fraternidade, o tema do DNJ de 2020 é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, e o lema “Ouviu e junto com eles caminhou” (Lc 24,15-17), versículo da passagem dos discípulos de Emaús, por isso, os jovens são convidados a refletir a vida como a obra mais perfeita que Deus criou, o valor imensurável da vida e a responsabilidade que cada um tem pela vida do próximo.

 

 

> Paróquia Santo Antônio – Itabira/MG

O Grupo de Jovens Sal da Terra Luz do Mundo também realizou um encontro no dia 25 de outubro, com o tema do DNJ 2020. Foi realizado na Comunidade São José Bethânia- Paróquia Santo Antônio – Itabira/MG. Apesar da forte chuva, restrições de participantes impostas pelo protocolo de saúde local, 22 jovens participaram com rica partilha da palavra e músicas oracionais.

 

> Diocese de São Luís de Montes Belos/GO

Como costume em nossa Diocese, todo ano se organiza uma festa para a juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado. Em razão da pandemia da Covid-19, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2020 foi celebrado de uma maneira diferenciada este ano. O DNJ foi celebrado de forma online por meio das redes sociais do setor juventude e da diocese tendo o apoio da PASCOM Diocesana. A proposta deste ano era refletir sobre o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17). Para tanto, o nosso DNJ foi trabalhado em três dias especiais (22, 23 e 24 de outubro). A abertura das celebrações contou com a participação do nosso bispo diocesano, Dom Lindomar Rocha Mota. O segundo dia contou com a participação especial da assessora nacional da juventude, Irmã Valéria Andrade Leal. O encerramento foi com o show católico da Banda “Sambaê Cristão”.

Quem não esteve presencialmente, prestigiou tudo pelas redes sociais, dançando e agitando em suas próprias residências. A avaliação que fazemos é positiva! Foi grande a participação e envolvimento da juventude mesmo que de forma online! Fez bem a nós, organizadores, e percebemos, pela visualização da transmissão, bem como pelas mensagens e comentários, o bem realizado no coração e na vida das juventudes. Deus seja louvado!
Colaboração: Pe. Augusto Manoel de Lira – assessor diocesano do Setor Juventude.

> Diocese de Joinville/SC

No dia 25 de outubro, o Setor da Juventude da Diocese de Joinville/SC promoveu uma live solidária e com muita animação. O evento que foi transmitido por quase quatro horas contou com as bandas Marcas da Promessa e Banda Israel, entrevista com a psicóloga Bruna Priester sobre Deus e saúde mental. O padre Hugo Marques, referencial para a pastoral, conduziu o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Dom Francisco Carlos Bach, bispo da Diocese de Joinville, e o padre Everton Klapouch, coordenador diocesano de pastoral, também participaram do evento. O bispo fez a abertura, convidando toda a família para assistir a live e compartilhar com os amigos e o padre fez a bênção final do evento.

Vários grupos de jovens enviaram vídeos que foram exibidos durante a programação e a #DNJJoinville invadiu as redes sociais confirmando que os jovens diocesanos gostaram das atrações especiais que marcaram o DNJ 2020.

> Diocese de Franca/SP

Nos dias 31 de outubro e 01 de novembro aconteceram na Diocese de Franca as comemorações do Dia Nacional da Juventude. Com o tema “Ouviu e junto com eles caminhou”, os jovens da Diocese de Franca dividiram as celebrações do DNJ em duas etapas. No sábado, arrecadações foram feitas por diversos grupos da Diocese em supermercados, semáforos e outros locais de recebimento. Todos os alimentos foram destinados às paróquias de cada grupo, auxiliando na difícil missão de alimentar as diversas famílias que passam necessidade nesse momento. No domingo aconteceu a celebração in live da DNJ, com alguns poucos representantes da Diocese. A live foi marcada por músicas, animação, pregação com o novo assessor da Juventude, Padre Jaysson e finalizou com a santa missa presidida pelo até então assessor Padre Raphael Romão.

Colaboração: Lucas Mendes – Diocese de Franca/SP.
 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email