Novo Hamburgo (RS) celebra os três pilares do Bote Fé

Novo Hamburgo (RS) celebra os três pilares do Bote Fé

novo_hamburgo

Logo após a significativa recepção do Estado do Rio Grande do Sul aos Símbolos, a diocese de Novo Hamburgo continuou na construção da importante mensagem de valorização juvenil. Dentre a programação contemplou-se os três pilares do projeto “Bote Fé”: a reflexão, formação e ação social.

Logo no primeiro dia de programação, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora sensibilizaram religiosas, jovens e adultos. A Cruz foi ao encontro das irmãs Carmelitas de São Leopoldo, transmitindo a mensagem de agradecimento à uma importante arma no trabalho evangelizador, a oração. Elas tiveram a oportunidade de tocar a Cruz, e fazer a sua oração pessoal neste tempo propício. Do Carmelo, seguiram no caminhão dos Bombeiros até a paróquia da Scharlau. Durante o trajeto, percebeu-se o primeiro impacto na identificação do momento que se vivenciava: conseguiram afastar todos os carros do centro da BR-116 (que encontrava-se congestionada desde Esteio) deixando o trajeto livre e retirando olhares desconfiados dos motoristas que queriam saber o que ocorria.

Na noite do primeiro dia houve Celebração Eucarística de Acolhida, palestra com o padre Marcos Sandrini, acerca da temática da Cruz e Ressureição, sensibilização sobre acidentes de trânsito com a fundação Thiago Gonzaga (Vida Urgente) e, por fim, show com a banda Missionário Shalom, que já havia animado os cantos da Missa. Animaram o público e suscitaram na reflexão da importância da presença dos Símbolos. Logo após o encerramento, houve translado da Cruz e do Ícone até Novo Hamburgo, onde permaneceram em vigília.

Valorização social
O segundo dia foi de valorização social. Já no início do dia, a Cruz e Ícone, em procissão, passaram pelo Hospital Geral de Novo Hamburgo, visitando os médicos, enfermos e familiares. Logo após, houve a Santa Missa, que lotou a Catedral Diocesana. Ainda, os Símbolos estiveram com os dependentes químicos da comunidade terapêutica Fazenda Renascer; e com os detentos de Taquara. O que revelou a importância do dia foram os olhares atentos à Cruz e o Ícone, e, sobretudo a mensagem de esperança e conversão que trazem consigo. A compreensão dos jovens que a receberam foi de abertura para com Deus e multiplicação da ideia de esperança da reinserção social.

Percebeu-se, em especial, esta motivação no Presídio Estadual de Taquara, que atingiu algo único: os 155 apenados da penitenciária, voluntariamente, participaram da reflexão sobre a Cruz e partilharam do projeto. Esta motivação foi fruto das constantes visitas que a recém Pastoral Carcerária de Taquara (mobilizou-se a criação e permanência deste grupo especialmente para o Bote Fé) que trouxe aos detentos o diálogo, reflexão e esperança, próprias da pessoa humana sensível. Com esta sensibilização, muitos foram os tocados: houve presença da superintendência da SUSEP; o proprietário da metalúrgica do presídio presenteou todos os detentos com a camiseta do projeto “Eaí?Tchê”; a diretoria do presídio autorizou seis apenados que acompanhassem as atividades da programação do Bote Fé em Canela, e, além de participar, foram convidados a carregar a Cruz Peregrina na procissão de entrada da Missa de Acolhida em Canela.

Na noite do segundo dia houve Celebração Eucarística, apresentações musicais e o teatro O Canto das Írias apresentado pela Comunidade Shalom de Florianópolis, Santa Catarina. Após a programação, os Símbolos permaneceram em vigília durante toda a noite na Catedral de Pedra de Canela.

Vocações
Já o terceiro dia foi de valorização vocacional e preparação de Envio dos Símbolos à Arquidiocese de Porto Alegre (Vicariato de Canoas). Na manhã houve a Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, seguindo de momento coordenado pelo Promotor Vocacional diocesano, padre Lucas Peres, em que os seminaristas, vocacionados e agentes da pastoral vocacional puderam mostrar seu trabalho e apresentarem-se. Momentos antes da entrega da Cruz e Ícone de Nossa Senhora ao Vicariato de Canoas, o padre Miguel Arnold, coordenador do Setor Juventude diocesano, entregou todo o seu intenso trabalho nestes dias, fez sua oração pessoal e oficialmente deixou à disposição da Diocese vizinha para que desse continuidade à peregrinação no Estado.

Que a mensagem que tocou profundamente a comunidade local possa se repetir nas demais regiões de Nosso Rio Grande!

A equipe de comunicação da Diocese de Novo Hamburgo, durante os próximos dias, disponibilizará fotos, vídeos, entrevistas, material explicativo e divulgação, por meio de suas redes sociais, bem como no portal oficial: http://www.linhad.com.br/.

Por Valdir Junior, da Equipe Eaí?Tchê

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email