Natividade de Nossa Senhora: “Começo da Salvação do mundo”!

Natividade de Nossa Senhora: “Começo da Salvação do mundo”!

“Hoje é o começo da Salvação do mundo”, diz São João Damasceno, em sua homília sobre o nascimento de Nossa Senhora. Nove meses após a solenidade da Imaculada Conceição de Maria (08 de Dezembro), a Igreja celebra a Natividade da Mãe de Deus, festa que tem início em Jerusalém, no século V.

Sendo Maria a mãe de Deus, predestinada desde a plenitude dos tempos para trazer ao mundo o Verbo Divino humanado, recebe, na celebração de seu nascimento, as honras por sua eleição e vocação. Ela, a “filha de Sião”, é escolhida por Deus, desde a sua concepção, para preparar o início da nova criação da humanidade.

Todo a criação, deve pois, segundo Santo André de Creta, cantar, dançar e contribuir com algo digno de alegria neste dia, pois “hoje, se construiu o templo criado do Criador de tudo, e pela criatura, de forma nova e bela, preparou-se nova morada para seu autor”.

São João Paulo II afirma que o nascimento de Maria “é então, convite ao renascimento espiritual e à conversão”. Quer dizer-nos o Santo que, o testemunho de Nossa Senhora deve sempre nos renovar, sempre nos “recolocar” nos caminhos do Senhor, para expressarmos com fidelidade, que, em nós e por nós, faz Ele maravilhas.

A festa da Natividade de Maria nos convida ainda, a recordarmos com gratidão os dons imerecidos e gratuitos que Deus nos concede, em razão de sua infinita bondade. Foi por meio de seu querer benevolente, que Ele escolheu Maria para ser a Mãe do salvador e é este mesmo querer, que nos vocaciona para uma vida nova e nos elege para a Santidade.

Por Maurício Lucena, do Jovens Conectados.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email