Missão Jovem: Com participação paraense, DNJ reúne 2600 jovens em Lagoa da Prata-MG

Missão Jovem: Com participação paraense, DNJ reúne 2600 jovens em Lagoa da Prata-MG

Jovens da Prelazia de Tucumã-PA, que sediou a Missão Jovem na Amazônia 2022, celebraram o DNJ na Diocese de Luz

O Dia Nacional da Juventude de Luz – evento já bastante consolidado na centenária Diocese – aconteceu no último domingo, 06 de novembro, reuniu mais de 2600 jovens e contou com a presença da assessora da Comissão para a Juventude da CNBB, irmã Valéria Leal, show com o ministério Colo de Deus, palestras e a participação de sete jovens da Prelazia que recebeu a Missão Jovem em julho deste ano.

Depois de levar missionários de todo Brasil às terras sul-paraenses, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ), por meio da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), encerrou os trabalhos da MJ 2022 promovendo um intercâmbio de jovens das diversas cidades da Prelazia do Alto Xingu para celebrar o Dia Nacional da Juventude junto às expressões juvenis da Diocese de Luz.

Os jovens Willian Guimarães, da cidade de Tucumã, sede da Prelazia; Danrley Ferreira, de Ourilândia do Norte; Poliane Oliveira, de Água Azul do Norte; Mayane Lourenço, de Cumaru do Norte; Cristiano Leite, do distrito de Taboca, município de São Félix do Xingu, como Kauãa Silva e Jhonata Nonato, também de São Félix, foram apresentados aos diversos grupos e movimentos jovens de três das paróquias de Lagoa da Prata-MG. Visitaram a sede da Diocese, a cidade de Luz, e conheceram a catedral centenária de Nossa Senhora da Luz e o Centro de Memória Nossa Senhora da Assunção, chamado de Palácio Episcopal, outrora destinado a funcionar como residência oficial do Bispo e hoje transformado em uma espécie de museu diocesano.

Para Danrley Marlon, liderança jovem da cidade de Ourilândia, estas foram as melhores experiências que já viveu: “não imaginava um dia conhecer um lugar tão rico de cultura e história como as cidades de Lagoa da Prata e Luz”, disse maravilhado com a região e, segundo ele, com a humildade, simpatia e hospitalidade dos que os acolheram. Ele contou que sai de Minas Gerais com mais coragem e força de vontade para atuar em suas funções na Prelazia: “Tenho certeza que Deus me mandou neste lugar para levar daqui sementes que serão plantadas em lugares que necessitam de bons frutos”, afirmou grato.

Outro que acolheu a experiência como um presente de Deus para sua caminhada foi Jhonata Kayck, coordenador da Pastoral da Juventude na cidade de São Félix. “Saí do conforto da minha ‘fé comodista’ para ir ao encontro do Cristo que habita no próximo e em lugares distantes, com diferentes realidades”, descreveu Jhonata.

Os seminaristas da Diocese também se encontraram com os paraenses para apresentar a história da Diocese e conviver, com mútua partilha de vida. Os visitantes também participaram de celebrações e devoções próprias da localidade.

DNJ
O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985 (Ano Internacional da Juventude, ONU) como uma atividade permanente da CNBB que é realizada nas dioceses de todo o país. Com total apoio dos pastores de nossa Igreja, o DNJ quer celebrar a vida dos (as) jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.

Este ano, o tema é “e o Verbo se fez carne” (Jo 1, 14), que, segundo a CNPJ, “chama a atenção para a presença do Ressuscitado que caminha entre nós e que nos traz ‘palavras de vida eterna’ (Jo 6,68), que nos ensinam como viver com Deus, conosco e entre nós”.

Na Diocese de Luz, a cada ano, a tradição é que o Setor Juventude realize o evento em uma das cidades diocesanas para toda a juventude das diversas foranias. Lagoa da Prata sediou o DNJ 2022 e, em 2023, acontecerá na cidade de Dores do Indaiá.

Já na Prelazia do Alto Xingu, será a primeira vez que será celebrado o DNJ, no próximo dia 15 de novembro. A experiência das lideranças juvenis das diversas paróquias e áreas pastorais em Minas Gerais deve inspirar os preparativos para o Dia.

Missão Jovem
A Missão Jovem na Amazônia 2022 aconteceu de 15 a 25 de julho na Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, no Pará, e é um projeto promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ) com apoio da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam).

por Mayane Káren, Prelazia do Alto Xingu-Tucumã.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email