Missão Jovem anima Diocese de Araçatuba (SP)

Missão Jovem anima Diocese de Araçatuba (SP)

A Diocese de Araçatuba (SP), celebrando seus 25 anos,  realizou com grande entusiasmo a primeira Missão Jovem Diocesana, que aconteceu nos últimos dias 23 a 25 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na cidade de Santópolis do Aguapeí (SP). Aproximadamente  120 jovens participaram, vindos de diversos grupos, pastorais e movimentos de toda a diocese.

Os missionários foram impulsionados pelo trecho do primeiro capítulo do Evangelho de São João “Encontramos o Messias’’, para levar as famílias ao encontro com Cristo, assim como o discípulo André, que ao reconhecer o Cordeiro de Deus, levou seu irmão, Pedro, até Ele.

A Missão teve início na sexta-feira com a Santa Missa e envio Missionário com o Bispo Diocesano, Dom Sergio Krzywy. No sábado pela manhã, os jovens tiveram um momento formativo e de orientações com o padre assessor do Setor Juventude, Pe. Luiz Henrique, e foi feita a divisão dos jovens em cinco setores. Para cada setor, foi escolhido um Santo Padroeiro para conduzi-los pelo viés de seu testemunho, busca de santidade e para motivação com suas frases durante todo esse período de missão: Santa Teresinha do Menino Jesus, São Francisco Xavier, São Domingos Sávio, São Dom Bosco e São João Paulo II. Em todos os setores, estiveram também presentes jovens da cidade para acolher e acompanhar os missionários pelas ruas. Ainda no sábado, no período da tarde, os jovens iniciaram as visitas e, à noite, todos foram surpreendidos com um luau preparado pela paróquia para momento de oração e convivência dos missionários com a comunidade. No domingo, os missionários fizeram visitas durante todo o dia e, à noite, aconteceu a Missa de encerramento, presidida pelo Pe. Lucas Alan Costa.

A missão pôde suprir todas as expectativas da comunidade paroquial, dos padres e dos jovens que estiveram presentes. Em um vídeo, gravado logo após a Santa Missa de abertura da missão e envio, o bispo diocesano motivou a juventude com suas palavras: “É um presente precioso para os jovens participar da missão. A Igreja cada vez mais se alegra por descobrir essa dimensão missionária, por ver profundamente o sentido da sua vida na evangelização. Nós nos alegramos porque os jovens aderiram a esse convite”.

Padre Luiz Henrique, assessor do Setor Juventude e também administrador da paróquia que sediou a missão, demonstrou sua esperança com o final de semana missionária em sua paroquia: “É um momento de congregar toda a nossa paróquia. É um momento de semeadura e estamos indo atrás, aqui na cidade de Santópolis, de todas as ovelhas perdidas da casa de Israel”, disse.

O setor juventude, assumiu o compromisso de evangelizar também através das redes sociais testemunhando a alegria do Cristo, fruto dessa missão: “Um fim de semana tão esperado se tornou um fim de semana muito lembrado! Foi um marco! Muitas amizades feitas, muitas histórias guardadas e muitas vidas abençoadas! Assim será o fruto que plantamos: Se multiplicará! E que venha a próxima!” escreveu uma jovem em uma publicação nas redes sociais.

Com a graça de Deus e a oração de toda a diocese, a missão alcançou todas as expectativas. Os jovens que superaram a insegurança e timidez, puderam vivenciar e ter um olhar amplo além da sua família e comunidade e motivaram através da missão os jovens pertencentes a paróquia. É preciso cada vez mais, cultivar em meio a juventude, uma cultura missionária. Por esse motivo, os jovens se alegram ao saber que essa será a primeira de muitas missões que terão em nossa diocese de Araçatuba!

por Emiliene Spontoni,  Coordenadora do Setor Juventude da Diocese de Araçatuba

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email