Mil jovens da Fazenda da Esperança participam de musical internacional

Mil jovens da Fazenda da Esperança participam de musical internacional


200 destes são da região do Vale do Paraíba e se apresentarão na JMJ Rio 2013

Experiência inovadora e inédita no país, o projeto Forte Sem Violência visa fortalecer a personalidade e a autoestima da juventude, unindo arte e cidadania, possibilita transformação, diversidade, valores, show de talentos e ressocialização. Em cada localidade será selecionado 200 jovens para participar do show e lutar contra a violência, a exclusão e as drogas. Nas cidades de Aparecida, São Paulo e Rio de Janeiro serão os mesmos protagonistas, mas em cada uma das outras cidades Belo Horizonte, São Luís, Aracajú, Fortaleza os jovens do local participarão do projeto. No Rio, o espetáculo acontecerá durante a realização da Jornada Mundial da Juventude.

Trazido ao Brasil por Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda da Esperança, o projeto dará oportunidade aos jovens de serem protagonistas do espetáculo. “Quando decidem pela não dependência, tornam-se protagonistas de suas próprias vidas”, afirma o Frei. Os jovens estarão inseridos no musical “Streetlight”, da banda internacional Gen Rosso, que narra a história verídica de um rapaz que luta para escapar da violência.

Em 2010, em um seminário na cidade de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, diversos estudiosos representantes de vários países discutiam como seria possível desenvolver um programa de prevenção para as drogas e a violência. Na ocasião, o pedagogo alemão, Mathias Kaps, apresentou o projeto “Forte Sem Violência”.

Naquela época, muito entusiasmado com a ideia de mostrar aos jovens que eles podem descobrir o próprio talento e se sentirem fortes sem que, para isso, precisem usar da violência, Frei Hans já acertou uma data para trazer o projeto para o Brasil.

A preparação será feita com várias oficinas, em que serão exploradas as diferentes expressões artísticas e técnicas (coral, dança, instrumental, teatro, lay-out de palcos, técnica de luz e som e etc). Nelas, os jovens aprenderão noções técnicas e artísticas, descobrindo e desenvolvendo talentos e, consequentemente, elevando a autoestima.

Forte Sem Violência foi idealizado pelo pedagogo alemão Mathias Kaps, fundador da Starkmacher, empresa responsável pelo projeto. Preocupado com a violência entre os jovens e a falta de diálogo entre alunos e professores, resolveu agir. “Assim, nasceu a ideia de reforçar a personalidade dos jovens e fazê-los protagonistas, criando um clima de confiança, uma atmosfera que eles se sintam amados”, relembra Kaps.

“Fazer com que o jovem se sinta forte e possa descobrir o próprio talento e o que ele tem de bom para dar. Assim, eles alcançam seus objetivos pessoais, mas também contribuem com um mundo melhor”, explica Teresa Parlasca, coordenadora do projeto, que tem como conceito tornar fortes os jovens contra a violência, a exclusão, o bulling, as drogas e também contra muitas experiências diárias, sutis, massificantes e traumatizantes.

Já participaram desse projeto mais de 500 mil jovens, que além da Alemanha e países da Europa, já passou por Cuba e China. Com essa iniciativa, os jovens descobrem o próprio talento, desenvolvem a inteligência e, por consequência, elevam a sua autoestima. Isso os faz se sentirem fortes, sem precisar usar da violência. Segundo Mathias Kaps, por meio dessas manifestações artísticas, por meio do Forte Sem Violência, eles podem dialogar: “e esse diálogo já é a paz”.

A metodologia aplicada nos workshops baseia-se nos estudos de Wolfgang Knörzer, Doutor em Educação pela Universidade de Heidelberg, onde foi responsável por elaborar o Treinamento das Habilidades de Heidelberg (HKT, em alemão Heidelberger Kompetenztraining). HKT é uma formação teórica e mental, que visa a dar estratégias mentais adequadas e habilidades que ajudam a alcançar seus próprios objetivos, uma espécie de fortalecimento da personalidade, um método para tornar conscientes as próprias forças e desenvolver problemas positivamente. Cerca de cinco meses depois, o grupo de jovens se reúnem novamente para realizar uma avaliação dos resultados obtidos pelo projeto.

Antes mesmo da estreia nos palcos, o projeto já está mudando a vida dos jovens brasileiros: usuária de drogas desde os 14 anos, após ter deixado os estudos para ajudar a mãe a cuidar dos irmãos, Maria E. L. sabe bem o que é esse universo. Passou por um grande trauma ao perder o namorado, também usuário, tentou se matar, mas hoje se recupera na Fazenda de Guaratinguetá (interior de São Paulo). Para ela, “Forte Sem Violência” é um projeto importante para o futuro de muita gente. “Com ele, posso mostrar pra todos que é possível ser diferente. Além disso, é uma oportunidade para nós, pessoas excluídas do mundo, com autoestima baixa”, relata.

Adelson, brasileiro integrante do Gen Rosso, ressalta o clima que se cria de amor recíproco como o mais importante fator durante os workshops, nos quais os jovens aprendem as técnicas de dança, canto, percussão e até de bastidores para o show. “Esse é o objetivo do projeto. Não é preparar um show, porque um show tantas pessoas fazem, até melhor, mais bonito. Mas não tem esse elemento a mais, como no nosso espetáculo”, revela o artista.

Com a apresentação do musical, ponto central do projeto, “Forte Sem Violência” busca questionar a sociedade sobre a problemática das drogas, dando os exemplos de recuperação da Fazenda da Esperança e mostrando que há soluções para esta problemática, que está assolando os lares brasileiros de todas as classes sociais. Para o fundador da Fazenda, a sociedade deve acreditar que existe cura para estes jovens. “Não podemos taxá-los e dizer que são bandidos e precisam ser presos ou até morrer. Essa não é a solução! Precisamos dar uma chance para eles descobrirem os valores que têm”, afirma Frei Hans.

Os jovens participantes do projeto partilham experiências de exclusão, foram menosprezados e discriminados. Antes, viviam nas ruas, envolvidos em atividades ilegais. Todos, de diferentes maneiras, estavam envolvidos com a violência. Mas agora, têm a perspectiva de mudança em suas vidas. Com essa iniciativa, os jovens descobrem o próprio talento, desenvolvem a inteligência e, por consequência, elevam a sua autoestima. Isso os faz se sentirem fortes, sem precisar usar da violência.

Para Dora E. A., o projeto ajuda a acreditar em si mesmo. “Olha só, vou me apresentar pro Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude. Vou mostrar ao mundo algo que aprendi”, diz emocionada, mencionando o fechamento do projeto, que será no Rio de Janeiro, no dia 27 de julho, onde o público esperado será de 2,5 milhões de pessoas.

Para saber mais sobre o projeto FORTE SEM VIOLÊNCIA e o espetáculo “STREETLIGHT”, acesse www.fortesemviolencia.org.br

Conheça as entidades parceiras do projeto:
Fazenda da Esperança:
“Forte sem Violência” foi trazido pela Fazenda da Esperança, após 30 anos da sua fundação. Contando com mais de 90 unidades, em 14 diferentes nações e trabalhando na recuperação de dependentes químicos e do álcool, a Fazenda desenvolveu sua metodologia durante três décadas, sustentada por três pilares: espiritualidade, trabalho e convivência. O elevado índice de recuperação ( 70%) evidencia o sucesso do projeto. http://www.fazenda.org.br/

Starkmacher
Starkmacher é uma Sociedade de utilidade pública alemã que tem por finalidade fortalecer os seres humanos nas suas capacidades e talentos e, com eles, produzir plataformas para expressar sua força. Essa proposta visa percorrer um caminho construtivo para incentivar os jovens a reagir ao vazio de sentido e à frustração, bem como à vivência de violência. A Sociedade trabalha, fundamentalmente, elaborando projetos e iniciativas na área da formação e educação dos jovens na Alemanha e no exterior, criando há mais de 10 anos, o Projeto internacional “ Forte sem Violencia” reconhecido pelo governo da Alemanha no âmbito do projeto “XENOS”, do Ministério do Trabalho e Serviços Sociais, além de outras dezenas de países europeus, com o patrocínio da União Europeia.  www.starkmacher.eu

Gen Rosso – International Performing Arts Group
O grupo internacional de músicos, dançarinos e artistas está, por mais de 40 anos, à serviço da compreensão, solidariedade e fraternidade dos povos. Renovando constantemente seus membros, o grupo, que conta com 18 membros. O estilo musical do GenRosso tem evoluído continuamente e o objetivo continua o mesmo: transmitir valores, através da música, como a paz, a justiça social, amor e solidariedade, base das relações fraternas entre os indivíduos, mas também entre povos e culturas. Na parceria com o Strkmacher, nasceu a ideia de organizar um projeto pedagógico em prol da prevenção à violência dos jovens. Desde então, a banda interrompeu sua turnê habitual para se engajar nesse projeto criativo e encorajador, ensinando  habilidade artistica aos jovens durante as 2 semanas de projeto. Em 2004, o Gen Rosso apresentou o musical “Streetlight”, pela primeira vez no Brasil e agora volta com o resultado desta parceria inédita no mundo. Para mais informações sobre a banda, por favor, acesse o site: www.genrosso.com

Dr. Wolfgang Knörzer
Currículo

Apresentação do musical:
Aparecida do Norte / Centro de Eventos Padre Vitor Coelho
16 de maio, às 19h / 17 de maio, às 20h / 18 de maio, às 20h

São Paulo / Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro
25 de maio, às 20h / 26 de maio, às 10h e às 19h
Capacidade: 3 mil pessoas (total: 9 mil)
R$ 30,00

Belo Horizonte – MG / Centro de Eventos Vespasiano
6, 7 e 8 de junho/ 2013

São Luís – MA / Ginásio Castelinho
18 e 19 de junho/ 2013

Aracajú – SE / Espaço Emes
5 e 6 de julho/ 2013

Fortaleza – CE / Ginásio Paulo Sarasate
14 e 15 de julho/ 2013

Rio de Janeiro
Palco central da Jornada Mundial do Juventude
27 de julho, às 15h
Entrada franca

Mais informações acesse: www.fortesemviolencia.org.br

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email