Mensagem aos jovens Salesianos pelo Dia de Dom Bosco

Mensagem aos jovens Salesianos pelo Dia de Dom Bosco

DB2-37-1024x664

Confira a mensagem do Reitor-Mor, padre Ángel Fernández Artime, na festa de Dom Bosco, aos jovens de todas as Presenças Salesianas do Mundo:

Meus queridos jovens de todo mundo. Meus queridos amigos e amigas, sabeis uma coisa? Creio que posso entender muito bem o que Dom Bosco sentia quando escrevia aos rapazes das várias casas e oratórios dizendo que sentia falta deles, que tinha grande vontade de regressar logo para estar com eles.

Posso garantir-vos que eu também gostaria de passar a bela festa de Dom Bosco em todos e em cada um dos lugares do nosso mundo salesiano e cumprimentar-vos pessoalmente. E rezarmos juntos. E podermos rir, alegrar-nos, cantar e dançar como fazemos quando expressamos a alegria tão salesiana, como dizia S. Domingos Sávio: “Nós fazemos consistir a santidade em estar sempre alegres”.

Como só poderei estar presente num lugar, mediante esta mensagem bato à porta dos vossos corações e, com delicadeza, peço-vos licença para compartilhar convosco, rapazes e raparigas, os meus melhores votos de felicidade e santidade para cada um de vós.

Quando estiverdes a celebrar a grande festa de Dom Bosco, eu estarei na Serra Leoa, no continente africano, com os nossos irmãos salesianos que decidiram permanecer ali, mesmo nos momentos mais difíceis da epidemia do Ebola, acompanhando os pequenos e pequenas que perderam o pai ou a mãe devido à doença e que nos têm como a sua família. Quando me encontrar com eles, direi que os jovens das presenças salesianas do mundo e toda a nossa Família Salesiana pensam neles.

E eu, ao pensar em vós e numa mensagem que vos possa servir de referência na festa de Dom Bosco, digo-vos isto: Meus queridos jovens, deixai-vos conquistar por Jesus!

Em sintonia com o que sugeri a toda Família Salesiana do mundo, convido-vos a deixar que Nosso Senhor “roube” o vosso coração. Meus queridos jovens, não tenhais medo que o Senhor seja parte importantíssima das vossas vidas.

Não tenhais medo que entre tão profundamente nos vossos corações a ponto de já não poderdes viver sem Ele.

Talvez alguém possa perguntar porque vos digo isto. Pois bem, em primeiro lugar, porque vos quero bem, e porque desejo para todos vós, rapazes e raparigas, uma vida plena e feliz; segundo, porque sei que Dom Bosco vos diria o mesmo, como o dizia aos seus rapazes de Valdocco; e, terceiro e mais importante, por ser verdade: é absolutamente certo que com Jesus tudo adquire luz própria.

Não espereis que na sociedade, cidade ou lugar onde viveis, sejam muitos os que vos façam este convite. Não está de moda. Contudo, o Amor de Deus por cada um de vós, meus queridos jovens, não é uma moda, mas uma realidade que chega a todos os lugares e a todas as pessoas, caso deixem que a sua voz ressoe no próprio coração.

O que vos proponho concretamente é isto:

Proponho-vos que, sempre que possível, pareis para vos escutardes, para entrardes no vosso mundo interior e ouvirdes a voz interior.
Proponho-vos que, uma vez no vosso interior, procureis a presença de Deus que é Amor, Vida e sempre Novidade: convido-vos a fazer a experiência de O descobrir e reconhecer.
Proponho-vos que vos deixeis ajudar a ser buscadores de Deus, para aprender a ler a vida como bênção de Deus, maravilhando-vos com a sua presença e os seus sinais em vós, reconhecendo’O como quem realmente vos procura, está convosco e vive em vós.
Proponho-vos que vivais experiências que vos levem ao encontro pessoal com Jesus: um encontro que sempre vos fascinará e dará solidez às vossas vidas.
Proponho-vos que, pouco a pouco, vades fazendo amadurecer uma verdadeira amizade com Jesus, amizade que reforçareis na oração pessoal e comunitária, na Eucaristia e na Reconciliação.
Proponho-vos que peçais a Deus Pai que vos conceda o dom do Espírito fazendo-vos optar por ser decididamente dos seus, dos que seguem Jesus.
Proponho-vos que aprendais a valorizar ainda mais a família, a amizade, a fraternidade e a solidariedade para com quem sofre.
Proponho-vos ainda algo de excelente: que ouseis aceitar o desafio da vida como dom e serviço que, sem dúvida, fará com que sejais melhores e dará sentido pleno às vossas vidas.
E tudo isto até chegardes a amadurecer o projeto pessoal de vida, tornando realidade o sonho que Deus tem sobre cada um de vós, rapazes e raparigas, sabendo que, seja qual for, este sonho será sempre garantia de felicidade.

Meus queridos jovens, termino esta minha saudação como comecei, desejando-vos uma festa muito feliz do nosso amado Dom Bosco. Que a Auxiliadora, a Mãe que tudo fez, continue a ser para vós porto seguro, e que o Senhor Jesus continue a conquistar os vossos corações e as vossas vidas.

Um abraço cheio de afeto,

Pe. Ángel Fernández Artime, sdb

Reitor-Mor

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email