Erika Teles dos Santos, jovem de Montes Claros (MG) e integrante da Pastoral Juvenil da CNBB, foi nomeada para o grupo de consultores jovens do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. O grupo, conhecido como International Youth Advisory Body (IYAB), inclui 20 jovens de diversos continentes.
A notícia foi anunciada nesta tarde de sexta-feira, 27 de setembro, pelo Cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério, através de comunicado encaminhado por Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A jovem representa as Novas Comunidades na Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil da CNBB. Sua nomeação atende a um pedido do Sínodo dos Bispos de 2018, que ressaltou a importância da participação ativa dos jovens na Igreja. No documento final do Sínodo, ficou destacada a necessidade de fortalecer a presença da juventude em organismos eclesiais, inclusive em nível internacional.
“O Sínodo pede para tornar efetiva e normal a participação ativa dos jovens nos lugares de corresponsabilidade das Igrejas particulares, assim como nos organismos das Conferências Episcopais e da Igreja universal. Além disso, pede que, no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, se reforce a ação do Departamento dos Jovens inclusive através da constituição dum organismo de representação dos jovens a nível internacional.” (Documento Final do Sínodo dos Bispos 2018, 123).
A jovem recebeu a notícia com entusiasmo e alegria. “Digo ‘sim’ ao chamado de Deus e agradeço a confiança da Comissão para a Juventude em me indicar para este espaço de comunhão, representando os jovens do Brasil. Tenho certeza de que o Amor será sempre a resposta para qualquer anseio, angústia ou dúvida em meu coração ao longo do caminho.”
O IYAB tem papel consultivo, contribuindo com discussões importantes na Igreja, tanto local quanto globalmente, enriquecendo o diálogo da Igreja com a juventude. A participação da jovem reforça o protagonismo dos jovens brasileiros na Igreja global e o compromisso da CNBB, através da Comissão para a Juventude, em promover a unidade e diversidade das expressões juvenis.