O nome desse encontro foi “Escola de Protagonistas”, nome que indica bem seu objetivo: impulsionar o protagonismo juvenil na sociedade, a partir de Cristo e de Maria. O espírito da Escola foi inspirado na grande corrente que o Jumas de todo o mundo tem vivido: a Geração Missionária, uma geração que quer mudar o mundo a partir do anúncio e da concretização da Palavra de Deus, começando pela Aliança de Amor que todo o Movimento de Schoenstatt sela com a Mãe de Deus.
Foram quatro dias de trabalho intenso que resultaram em um material que, embasado nas diretrizes do Documento 85 da CNBB, discute como o Jumas deve atuar e viver como Geração Missionária no dia-a-dia através de projetos, sendo verdadeiros protagonistas cristãos.
O grupo ainda conversou sobre as atividades desse ano, como a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), o Encontro Nacional de Músicos do Jumas, o Fórum Nacional – em que serão discutidos os projetos de 2012 – e também já as Missões do Jumas, que serão realizadas em janeiro de 2012.
Por Filipe de Freitas Araujo e José Rafael Bastos.