A iniciativa de oração da Lectio Divina acontece todos os sábados às 17h no Facebook e YouTube, e completou a sua décima segunda edição.
A cada sábado a Irmã Valéria Leal, assessora nacional da Pastoral Juvenil, convida um jovem para participar deste momento de oração e de meditação da Palavra de Deus.
Diversos carismas e lideranças já participaram, representando os jovens dos quatro cantos do Brasil, entre eles: Maria Cristina S. Vargas, da Articulação Juvenil Salesiana, Adaiane Giovanni, do Setor Juventude de Campo Mourão/PR, Giovani Vasconcelos, do Setor Juventude de Castanhal/PA, o jesuíta Ir. Bira (Magis Brasil), Alan Gripp, da Pastoral Juvenil – Regional Leste 1, Diego Aguiar (REPAM), Marta Maria e Murilo Ferreira (São Luís dos Montes Belos/GO), Leila Parma, da Comunidade Arca da Aliança, Ariany Bispo (Conjuve), Higor Fernandes e Taís, coordenadora do Ministério Jovem, do Regional Nordeste 4… e a cada sábado um novo jovem!
“Tua Palavra é lâmpada para os meus Senhor…”
“Assim como você alimenta o corpo todos os dias, deve também alimentar diariamente o seu projeto de vida com a Palavra de Deus. Reze com ela e nela, descubra as maravilhas que Deus deseja lhe confiar!”, diz Dom Nelson Francelino, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a juventude.
A expressão lectio divina vem do latim e em resumo quer dizer ‘leitura dos textos sagrados’. Mas, se você não sabe por onde começar, nós daremos algumas dicas. Este método de leitura da Palavra de Deus é composto por 5 passos: Leitura, Meditação, Oração, Contemplação e Ação.
A ação movida pela Palavra, consiste em fazer da mensagem a própria vida. É válido traçar propósitos claros e realistas dentro de intervalos de tempo razoáveis. A Palavra vivenciada dia após dia, a começar dos pequenos gestos, configura-nos a Jesus e faz-nos avançar no caminho da santidade.
Aqui você encontra um pouco mais sobre cada um dos passos da Lectio Divina.
Para praticar este método – ou mesmo para começar – participe com a Irmã Valéria dessa ação, lembrando que é sempre às 17h aos sábados, na página dos Jovens Conectados no Facebook ou pelo Youtube.
Participe!
Por Juliana Cuani, redação Jovens Conectados