Juventude Salesiana celebra a santidade no FEST 2019

Juventude Salesiana celebra a santidade no FEST 2019

É possível ser alegre e ao mesmo tempo ser santo? A resposta é sim para os jovens que participaram do Festival da Juventude Salesiana, que aconteceu no último dia 26 de outubro no Colégio Salesiano Santa Teresinha, em São Paulo (SP). Os participantes são de diversas expressões como Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora (irmãs salesianas), Irmãs da Caridade de Jesus, membros dos Salesianos Cooperadores e da ADMA (Associação de Maria Auxiliadora). Ao todo, mail de 4 mil jovens participaram dessa edição, superando os números de 2018.

O evento, promovido pela Pastoral Juvenil Salesiana, teve o mesmo tema da Estreia do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, “A santidade é também para você” e o lema “Seja santo em sua maneira de viver”, baseado na passagem 1Pe 1, 15.

Logo de manhã os primeiros grupos começaram a chegar. Todos com a camiseta do evento, mas cada um ao seu estilo, foram entrando no colégio e aproveitando a acústica do pátio e das quadras cobertas para fazer muito barulho anunciando a alegria juvenil.

O FEST teve início oficialmente com a celebração eucarística, presidida pelo inspetor Pe. Justo Ernesto Piccinini e concelebrada por um grande número de salesianos. Na homilia, o inspetor reforçou o sentido da existência da congregação. “Acreditem, queridos jovens, vocês são o sentido da existência da nossa consagração como salesianos e como salesianas”. E fez três reflexões com os jovens: a relação pessoal com Deus, a relação com o outro e a relação com a sociedade por meio da vocação. Sobre a última pediu: “Chega de casamento destruído, chega de casamento infeliz, chega de padre infeliz, chega de irmã infeliz! Nós precisamos pensar bem na nossa escolha, na nossa vocação, como podemos ajudar a Deus a transformar o mundo e tornar o mundo alegre, feliz, um mundo transformado. Essa é a palavra do Papa, esse é o desejo do Papa a todos os jovens e essa é a palavra que o Padre Piccinini transmite a cada um de vocês”.

“Todos somos convidados a nos tornarmos santos e santas porque a santidade é possível para todos. E olhe que o mais bacana é que a santidade salesiana é uma santidade simpática, uma santidade alegre, uma santidade otimista, cheia de festa e de esperança”, motivou a inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Helena Gesser.

A Ir. Alaide Deretti, Conselheira Geral para as Missões das FMA, também deixou sua mensagem aos jovens. “Aqui, hoje, eu realmente estou respirando um ar de santidade. A santidade através do modo como cada um de vocês viveu este momento de encontro com o Senhor através da Palavra, através da Eucaristia. Para ser santo é preciso crescer em humanidade, em fraternidade e espiritualidade”, disse.

O FEST ainda contou com a prática de esportes, entre eles o uso da Arena Salesiano, a nova arena society do colégio, jogos eletrônicos, apresentações de dança, teatro e o concurso de bandas. Para fechar o dia, aconteceu mais um momento de espiritualidade com a vigília e a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

por Anderson Bueno – Delegado para a Comunicação Social / Fotos: New Face Fotos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email