Juventude de Goiânia e a vivência da Lectio Divina na Quaresma: “Jovem, eu te digo, levanta-te”

Juventude de Goiânia e a vivência da Lectio Divina na Quaresma: “Jovem, eu te digo, levanta-te”

A Quaresma é um tempo forte de conversão, e na Arquidiocese de Goiânia ele é marcado pela mobilização da juventude.

Há 17 anos, neste período, acontece a Lectio Divina (Leitura Orante da Palavra de Deus), por meio do Setor Juventude, com especial desejo de aproximar-se dos jovens das mais diversas paróquias. Com o tema central “Jovem, eu te digo, levanta-te” (Lc 7,14), homônimo da Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ), proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil a todas a dioceses do Brasil no Domingo de Ramos, dia 5 de abril. Realizada durante todos os sábados da Quaresma na Arquidiocese de Goiânia, atualmente com orientação do bispo auxiliar Dom Moacir Silva Arantes, coordenador de pastoral arquidiocesano, o encontro reuniu, nesse primeiro sábado, cerca de 700 pessoas na Paróquia Universitária São João Evangelista, referência para a juventude local.

Intimidade, diálogo e reconciliação

As reflexões seguem os Evangelhos do domingo e são realizadas dentro de uma dinâmica que levam os participantes à intimidade com Deus, por meio de leitura, escuta, oração, reflexão, contemplação e Adoração ao Santíssimo Sacramento, permeados por canções que favorecem a contemplação e oração. Por isso, esse modelo de oração auxilia na vivência da Quaresma. Não é possível viver intensamente a Quaresma se estamos distantes de Deus. A proximidade com ele, com os sacramentos e com a liturgia leva-nos a vivenciar, de uma forma mais profunda, a Semana Santa, pois a Lectio Divina nos prepara para viver bem os mistérios litúrgicos deste tempo forte da Igreja. Algumas perguntas auxiliam a vivência da Lectio Divina: O que diz a Palavra, em sua essência? O que diz a Palavra segundo a cultura e as características próprias daquela época? O que a Palavra diz para me orientar em minha vida e em minha história?

Por meio dessas questões, os participantes são conduzidos à reflexão, a abrir ouvidos e coração diante do Senhor e converterem-se ao caminho de intimidade com Ele, renovando-se na fé, no serviço e no amor também aos irmãos e irmãs. Durante todos os encontros é oferecido também orientação vocacional e atendimento do Sacramento da Reconciliação. Ao final, todos recebem uma pequena lembrança e são convidados a participar de um lanche comunitário.

A base de todas as práticas penitenciais, bem como a luz do caminho quaresmal, é a Palavra de Deus. Papa Francisco destaca que a “Palavra é dom”. Deus nos fala por meio dela. A Lectio Divina é um convite constante da Igreja e é indicada inclusive para a prática diária. A Arquidiocese de Goiânia, tendo compreensão da centralidade da Palavra para o aprofundamento espiritual e por ser a Quaresma tempo forte e propício à conversão, acredita nessa iniciativa para fomentar e alimentar a juventude nos passos do protagonismo evangélico.

Créditos: Isabella Câmara

Breve histórico

Há 17 anos, a Lectio Divina é realizada no período da Quaresma, por iniciativa do atual arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. Além de ser um caminho de aprofundamento espiritual e conversão, também é momento de preparação para a Jornada Arquidiocesana da Juventude e para a Semana Santa, um encontro catequético do bispo com os jovens que, na proximidade, se alimentam do ministério episcopal.

Serviço
Lectio Divina realizada todos os sábados da Quaresma, às 19h30, na Paróquia Universitária São João Evangelista
Informações: Vicariato para Comunicação da Arquidiocese de Goiânia, (62) 3229 2683

Por Setor Juventude da Arquidiocese de Goiânia

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email