Juventude de Araçatuba (SP) promove encontro de formação

Juventude de Araçatuba (SP) promove encontro de formação

Foi com muita alegria, que o Setor Juventude da Diocese de Araçatuba (SP) promoveu o encontro “Missa e Formação da Juventude”,no dia 28 de abril, na Paróquia Santana – cidade de Araçatuba. Aproximadamente duzentos jovens participaram do encontro em comunhão com a Romaria Nacional da Juventude no Santuário em Aparecida, ocorrida no mesmo final de semana.

Com a orientação do Pe. Luiz Henrique dos Santos Carreira, assessor diocesano da juventude, que os jovens da diocese não se fizeram presentes na romaria nacional nesse ano, pois o Setor Juventude da Igreja Particular de Araçatuba está no processo de reestruturação, por isso, os jovens se reuniram na própria diocese para fortalecer as bases e promover comunhão entre os grupos.

Tal comunhão, se concretizou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Sergio Krzywy, que celebrou a Eucaristia no início do encontro. Em sua homilia, Dom Sergio motivou a juventude à busca pela santidade e vida profunda de oração.“No nosso coração há desejos que só Deus pode preencher, podemos buscar por tantas coisas, tantas pessoas… A água que sacia a sede de desejo mais profundo de nós é o próprio Deus. Só Deus irá satisfazer!”, disse.

Ainda em sua homilia, o Bispo Diocesano explicou sobre o Setor Juventude e falou da importância das diferentes faces juvenis. “Temos muitas iniciativas excelentes em nossas comunidades! É bom que elas sejam diferentes, é bom que haja as diversidades porque nós somos diferentes! Nós pertencemos a Igreja, a comunidade e é por isso que existe o setor juventude: Para ir orientando, ajudando, acompanhando, iluminando e corrigindo, se necessário for”, explicou o bispo.

Após a Santa Missa, houve um Momento Mariano e juntos os jovens rezaram pelas vocações. Foi apresentado a eles a dezena vocacional, projeto do SAV (Serviço de Animação Vocacional), para motivá-los quanto à importância das Orações ao Senhor da Messe. Na exposição do Santíssimo Sacramento, o Padre Assessor conduziu e motivou uma oração e adoração por todas as faces juvenis da diocese.

A Formação foi dividida em dois momentos. A primeira parte foi com o Pe. Edson Barbosa, assessor do COMIDI da diocese, com “Um olhar Missionário a partir de Maria: A perfeita Discípula”, e a segunda parte com o Pe. Luiz Henrique, que falou sobre “Kerigma: Anúncio”.

Além de ter sido um momento de comunhão entre a juventude, também foi uma preparação para a Missão Jovem Diocesana que acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto em Santópolis do Aguapeí (SP). Tendo em vista que o encontro teve muitos frutos na Igreja Particular de Araçatuba, os jovens de toda a diocese já se sentem motivados e animados para estarem presentes na Romaria Nacional da Juventude em 2020.

Por Emiliene Spontoni – Coordenadora do Setor Diocesano da Juventude

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email