Juventude da Cáritas realiza seminário de planejamento

Juventude da Cáritas realiza seminário de planejamento

O eixo condutor do trabalho foi a discussão de ações articuladas sobre Juventude e Desenvolvimento Sustentável Solidário e Territorial (DSST). Na discussão do DSST foi proposta uma roda de conversa com as contribuições de Lourival Rodrigues e Marcelo Lemos, da Casa da Juventude (CAJU), Ademar Bertucci, do Secretariado Nacional da Cáritas e Thiesco Crisóstomo, secretário nacional da Pastoral da Juventude (PJ).

Um dos temas que também foram discutidos pelo coletivo foi a Cúpula dos Povos na Rio + 20. A cúpula é um evento organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro – paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20. Nesse momento Ivo Poletto, do Fórum Mudanças climáticas e Justiça Social contribuiu com as discussões.

caritas_reuniao_mar12Vilarejo
Após almoço do dia 22, o encontro foi percebido como um espaço de vivência da mística da juventude, com o (re) conhecimento de cada uma e cada um que participava do local com a partilha de palavras de poesia. A idéia do coletivo constituído como um vilarejo, uma comunidade, perpassou todos os momentos do seminário e aproximou os que chegavam com sorrisos tímidos e olhares curiosos.

Nos momentos de partilha da mística inicial, os sonhos de semear o mundo real eram percebidos como algo em comum, diante da diversidade de sotaques e semblantes. Entre os sonhos, o desejo de contribuir para que as juventudes que agem e/ou é atingidas por diversas ações da Cáritas possam compor esse coletivo com identidade e rosto e missão de Cáritas e que, organizada, possa assumir o papel de protagonista de sua história.

Durante a tarde do segundo dia de encontro, cada regional mostrou a definição de suas ações a partir das prioridades, objetivos e ações que foram definidas durante o Fórum Nacional, que aconteceu de 12 a 14 de março e, em conjunto, foi feito o planejamento das ações do coletivo de juventude para o ano de 2012.

“Voltamos mais animados para o trabalho em nossos regionais, animando a juventude brasileira para construir um novo mundo, possível e necessário, pautado na igualdade, solidariedade e no respeito à pluralidade. Isso se dará a partir das ações que esse seminário nos provoca a realizar em nossas bases, sobretudo debatendo as política públicas e os direitos humanos da juventude, nossa participação enquanto Cáritas nas ações da Campanha Contra violência e extermínio de jovens, entre outras coisas”, afirma Leon Patrick, 20,  da Cáritas Regional Minas Gerais, sobre as motivações levadas do seminário.

Ainda falando sobre as expectativas geradas pelo encontro, Victória Holzbach, 21 da Cáritas Diocesana de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul afirma: “O encontro gerou, sem dúvida, uma perspectiva muito boa em relação ao trabalho da Cáritas com a juventude em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, por exemplo, estamos já planejando nosso trabalho a partir dos encaminhamentos provenientes desta reunião do Coletivo. Aqui no estado faremos encontros regionais e diocesanos para articular e aprofundar o processo de formação e engajamento da juventude nos trabalhos e ações desenvolvidos pela Cáritas.”

“Toda gente cabe lá
Palestina, Shangri-lá
Vem andar e voa
Vem andar e voa”

Por Monyse Ravena, assessora de Comunicação da Cáritas Regional Ceará, e Fernanda Nalon, estagiária da Assessoria de Comunicação / Secretariado Nacional

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email