Juventude assume protagonismo da evangelização na Diocese de Picos com a IV Missão Jovem

Juventude assume protagonismo da evangelização na Diocese de Picos com a IV Missão Jovem

No último domingo, 22 de outubro, Dia Mundial das Missões, aconteceu em Picos o encerramento da 4ª Missão Jovem da Diocese de Picos.

O evento contou com a participação de cerca de 1.500 jovens de todas as cidades que compõem a diocese, bem como de outras dioceses vizinhas. Também se fez presente a jovem Layla Kamila, representante da Pastoral Juvenil da CNBB e da coordenação do projeto Jovens Conectados.

 

A 4ª Missão Jovem aconteceu em oito etapas, cada uma durante três dias, sendo visitadas 27 paróquias e 4 áreas pastorais, compostas pelos 42 municípios e mais de 600 comunidades que compreendem a Diocese de Picos. A última etapa aconteceu de 20 a 22 de outubro, no Zonal I da diocese, que corresponde às Paróquias São José Operário (bairro São José), São Francisco de Assis (bairro Junco), Nossa Senhora dos Remédios (bairro Centro), Área Pastoral Nossa Senhora Aparecida (município de Geminiano) e na Comunidade São José (município de Aroeira do Itaim), com a participação de 2 mil jovens missionários os quais visitaram cerca de 10 mil famílias, nos três municípios que compõe o Zonal I.

No final da tarde deste domingo (22), os jovens participaram de uma caminhada saindo da quadra do Colégio Santa Rita, no bairro Canto da Várzea, seguindo pela Av. Nossa Senhora de Fátima, em direção à igreja catedral de Nossa Senhora dos Remédios, onde aconteceu a missa de encerramento presidida pelo bispo diocesano, dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada por 21 padres do clero diocesano. Após a celebração, aconteceram algumas apresentações culturais, com a participação dos jovens missionários.

“Esses dias de Missão aqui em Picos foram dias intensos, onde eu pude ver no rosto de cada jovem da diocese, a alegria, o coração abrasado e os pés a caminho em função da missão, em função da evangelização. Então, eu me alegrei muito em estar com os jovens e ver que a juventude de Picos é viva e deseja evangelizar por todas as nações”, afirmou Layla Kamila.

O referencial do Setor Juventude na Diocese de Picos, pe. Gildo Coelho afirmou: “Hoje o sentimento é de gratidão em poder realizar toda essa experiência que foi proposta pela Assembleia Diocesana de 2022. Percorremos todas as cidades da diocese. Por isso, quero agradecer aos padres, às religiosas consagradas, aos leigos e, em especial, aos jovens que disseram sim para que essa missão se tornasse realidade”.

Com o tema “Jovem, tua vida é missão!” e o lema “Reaviva o dom de Deus que está em ti”, a 4ª Missão Jovem teve como objetivo intensificar a participação dos jovens na Igreja, bem como, incentivar o protagonismo da juventude em ações que favoreçam o bem da sociedade na prática da justiça e da solidariedade.

“O encerramento da 4ª Missão Jovem não é o fim da missão, pois esta é permanente e irrenunciável. Vamos continuar sim com a Missão Jovem permanente, que inclusive já está acontecendo em algumas paróquias onde aconteceram as etapas anteriores”, afirmou o bispo de Picos, dom Plínio.

por Maria dos Remédios, assessora de Comunicação Diocese de Picos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email