Jovens se reúnem no sul para celebrar o carisma franciscano

Jovens se reúnem no sul para celebrar o carisma franciscano

Foto: Serviço de Comunicação - Provincia São Francisco de Assis.

Jovens de várias partes do ‪Rio Grande do Sul‬ aceitaram o convite dos frades gaúchos para se reunirem em torno do chamado “Jovem, com Francisco, vai e reconstrói!”. Foto: Serviço de Comunicação – Provincia São Francisco de Assis.

De 22 a 24 de abril, em Lajedo (RS), aconteceu o II Encontro Estadual de Jovens Francis canos, promovido pela Província dos Frades Franciscanos do Rio Grande do Sul. Cerca de 340 jovens participaram do encontro, que contou com momentos de formação, oração e muita animação.

Segundo o Vigário Provincial, frei Marino Rhoden, “o encontro que ser uma faísca, com o desejo de motivar essa gurizada na figura do jovem de Assis, São Francisco, que acolheu o chamado do Bom Deus, ‘vai e reconstrói’. Nunca foi tão importante em nossa sociedade motivar os jovens a serem luz, para as diferentes situações que estamos enfrentando. Situações de morte, de extermínio jovens, de corrupção, da falta de amor”.

Inúmeros assessores passaram pelo encontro, de jovens a consagrados, todos buscaram compartilhar experiências com os jovens e motivá-los para que assumissem o chamado que o Senhor fez a Francisco “vai e reconstrói”.

Para o secretário para Evangelização, frei Gastão C. Zart, este encontro ficará marcado na história da Província. “Estes jovens deram testemunho da sua vocação de batizados. Na convivência harmoniosa, no partilhar o pão… Tenho certeza que hoje plantamos a sementes, que agora vão se espalhar por todo o Rio Grande do Sul”.

Esteve presente no encontro, a Coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude da CNBB Sul 3, irmã Zenilde Fontes. Em sua fala, Ir. Zenilde partilhou da grande alegria da Igreja em ver tantos jovens juntos, para rezar e partilhar de suas experiências de fé. Ela também motivou os jovens a não guardarem para si o que durante estes dias haviam vivenciado, mas que saíssem em missão, assumindo o profetismo que a Igreja espera da juventude.

Foto: Serviço de Comunicação - Provincia São Francisco de Assis.

Foto: Serviço de Comunicação – Provincia São Francisco de Assis.

O evento faz parte das atividades propostas pela Província São Francisco de Assis, que este ano completa 100 anos de presença no Rio Grande do Sul e 50 anos de autonomia da Província. Acontecerá ainda este ano, em decorrência do Jubileu, uma Missa de Ação de Graças no Santuário de Aparecida (SP), como também um sínodo com lideranças e frades para discutir e repensar a atuação pastoral dos frades nas inúmeras presenças (Saiba mais sobre o Jubileu em www.jubileufranciscano.org.br).

Acompanhe fotos e vídeo do encontro no facebook, twitter e instagram dos frades:

www.facebook.com/freisrs
www.twitter.com/freisrs
www.instagram.com/freisrs

Por Frei Malone Rodrigues, OFM – Serviço de Comunicação (Provincia São Francisco de Assis)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email