Jovens religiosos partem em missão para Amazônia durante Semana Santa

Jovens religiosos partem em missão para Amazônia durante Semana Santa

CRB_missao_amazomia2_2015

Religiosas e religiosos chegaram, na última quarta-feira, 25, de várias partes do Brasil, à Diocese de Santarém (PA), para concretizarem a primeira missão da Vida Religiosa Jovem na Amazônia.

As atividades tiveram início com um curso preparatório e, na manhã deste sábado, 28, 12 religiosos partiram de Santarém para a Diocese de Óbidos e 14 religiosos para a Prelazia de Itaituba, ambas no interior do Pará, onde permanecem com as comunidades até o Domingo de Páscoa, dia 5 de abril.

O projeto é uma iniciativa das Comissões Episcopais para a Amazônia, Missionária Nacional, CRB Nacional e Pontifícias Obras Missionárias.

De acordo com a assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, Irmã Irene Lopes, cmst, o objetivo é dar oportunidade às jovens e aos jovens religiosos de fazer uma experiência missionária em terras amazônicas em vista do conhecimento da espiritualidade, do modo de vida das comunidades nativas e dos desafios impostos pela conjuntura sócio-economica do país.

“Nossa expectativa é que, ao passar por esta experiência, os jovens religiosos se apaixonem por esta causa e as congregações possam, a partir daí, continuar enviando missionários para esta realidade que tanto enriquece o país por sua biodiversidade, mas por outro lado, tão carente da presença da Igreja”, afirmou.

Em mensagem enviada aos jovens, a presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribe,iro destacou a importância deste serviço. “Sabemos que nossa resposta é mínima diante dos imensos desafios, mas é a nossa parte, na generosa resposta dos nossos jovens Consagrados, com o apoio de seus  co-irmãos e co-irmãs, das Comunidades e Coordenações Provinciais”.

CRB_missao_amazomia_2015

O projeto

O projeto Missão da Vida Religiosa Jovem na Amazônia nasce nos encontros da Pastoral da Juventude, realizados em Brasília, em 2013 e da proposta do Papa Francisco feita aos jovens, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, quando incentivou os jovens a saírem em missão. Os próprios jovens demonstraram  unanimemente o desejo de fazer uma missão na Amazônia, como gesto concreto.

Experiência similar foi a que ocorreu de 31 de novembro a 15 de dezembro: jovens de diversas expressões juvenis realizaram a primeira Missão Jovem na Amazônia, quando estiveram com as comunidades ribeirinhas e indígenas em regiões de abrangência das dioceses de Borba, Parintins, Coari e Boa Vista-AM.

Saiba mais
CRB propõe missão jovem na Amazônia para religiosos

Antes de partirem em missão, os missionários participaram de um curso preparatório, como o promovido na última sexta-feira, 27. Entre os assessores da formação estão a psicóloga e religiosa missionária de Santa Teresinha, Irmã Antonieta Vieira da Silva, mst;o bispo da Prelazia de  Itaituba, Dom Vilmar Santin; e o teólogo padre Luis Pinto.

Participam desta ação missionária pela CRB Nacional as Irmãs Vanézia Pereira da Silva, mst e Irmã Rosa Maria Martins Siva, mscs; pela Comissão Episcopal da Amazônia, Irmã Irene Lopes, cmst e pela Comissão Missionária Nacional (COMINA), Irmã Dirce Gomes, icp. As Irmãs Vanézia e Irene acompanham os missionários na missão em Itaituba. Já Irmã Dirce e Irmã Rosa, na diocese de Óbidos.

Texto e foto: CRB Nacional.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email