Jovens recebem a unção dos enfermos em celebração da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Jovens recebem a unção dos enfermos em celebração da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Nas palavras de acolhida, o pároco, monsenhor Sérgio Costa Couto, recordou que a celebração, transmitida ao vivo para todo o Brasil, tinha o propósito de rezar por todos os jovens enfermos, acamados nas residências ou em hospitais, impedidos de comparecer às igrejas.

Reafirmando as palavras do Papa Bento XVI em sua mensagem por ocasião do 19º Dia Mundial do Doente, Dom Orani convidou os jovens a criar pontes de amor e solidariedade, para que ninguém se sinta sozinho, mas próximo de Deus.

– O Santo Padre pede aos jovens que olhem para as chagas de Cristo e que, quer sadios, quer enfermos, não se esqueçam de contemplar que só Ele é capaz de libertar o mundo do mal e de fazer crescer o seu Reino de justiça, de paz e de amor ao qual todos aspiramos. Que a Cruz de Jesus não é a negação da vida, mas o “sim” de Deus ao homem, afirmou o arcebispo.

Entre os presbíteros presentes, o coordenador de Pastoral, monsenhor Joel Portella Amado e o responsável pelo Setor Jovem, padre Renato Martins Gonçalves. O coordenador da Pastoral da Saúde, diácono Sérgio Catão, e a presença de jovens de várias comunidades paroquiais, inclusive coordenadores de pastorais e movimentos juvenis.

– A preocupação do Santo Padre é a de despertar nos jovens o sentido da solidariedade diante do sofrimento, para que eles, à semelhança de Cristo, também ofereçam suas dores e sofrimentos na intenção da humanidade, pela paz no mundo, por aqueles que sofrem ou estão abandonados e, ainda mais, que possam anunciar toda confiança no amor de Deus – afirmou o coordenador da Pastoral da Juventude, Tiago da França Silva.

Para Walmyr Júnior, da Coordenação da Pastoral da Juventude,a celebração da missa com os jovens é o reconhecimento da força da juventude como protagonista da evangelização e um gesto de carinho para com os jovens, que, às vezes, estão à margem da sociedade e até experimentando enfermidades.

 

– Gesto que manifestam o espírito de Cristo jovem hoje na Igreja e também caminhos para a construção da civilização do amor – afirmou.

Refletindo as leituras bíblicas, na homilia, Dom Orani destacou  a desunião do homem em relação a Deus, a promessa de uma nova vida, a compaixão de Jesus diante do povo faminto e o Seu convite de partilha. Sublinhou a importância do tema da Campanha da Fraternidade como uma oportunidade de mudança de mentalidade, de vida.

– Mesmo diante da desarmonia que existe ao nosso redor, podemos ser, alicerçados em Cristo, novas criaturas. Essa nova vida acontece para quem espera no Senhor. A Palavra de Deus deve nos motivar a viver com sobriedade, na sustentabilidade, para que possamos ter condições de partilhar nossos bens, para que não falte o pão da Eucaristia e o que pão de cada dia seja multiplicado para quem tem fome – disse.

Ao destacar ainda, na homilia, a mensagem do Santo Padre, Dom Orani lembrou a responsabilidade das autoridades de investir e proporcionar estruturas médicas suficientes para o atendimento de qualidade aos doentes, sobretudo aos mais pobres e necessitados.

Também fez um apelo para seja implementado ou dinamizado nas paróquias o trabalho de visitas aos doentes, por meio das pastorais e serviços específicos, a fim de que a presença misericordiosa da Igreja esteja junto aos que sofrem e padecem do corpo e da alma.

Depois da homilia, alguns jovens enfermos se aproximaram do presbitério. Na companhia de presbíteros, com suas mãos estendidas, Dom Orani proferiu a oração da unção dos enfermos. Depois, sobre cada um, impôs as mãos na cabeça, ungindo com óleo santo.

No final, padre Renato convidou os jovens de todo o Brasil, presentes nas pastorais, movimentos, organismos, congregações religiosas e novas comunidades, que somem forças na coleta de assinaturas para que a Campanha da Fraternidade de 2013 aborde o tema da juventude. Lembrou que prazo final para a coleta das assinaturas é o dia 17 de abril de 2011, e as fichas podem ser adquiridas através do site www.jovensconectados.org.br.

Por Carlos Moioli, da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Leia também:

XIX Jornada Mundial dos Doentes

Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial do Enfermo 2011

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email