Jovens missionários visitam Fazenda da Esperança de Tucumã (PA)

Jovens missionários visitam Fazenda da Esperança de Tucumã (PA)

Além das atividades de visitas às casas e momentos de espiritualidade e confraternização, diversos missionários da Missão Jovem na Amazônia 2022 aproveitaram a manhã do dia 23 de julho para conhecer a unidade terapêutica Fazenda da Esperança São Guido Maria Conforti, localizada em Tucumã (PA). Hoje, a unidade acolhe 28 assistidos, que através do tripé Trabalho-Convivência-Espiritualidade buscam a recuperação e reinserção na sociedade. Nesta unidade, jovens e adultos homens trabalham com cacau e criação de alguns animais, sendo responsáveis também pelas atividades cotidianas como alimentação e limpeza.

Lucas Ricardo Marçal Ramos, um dos jovens missionários, é voluntário há seis anos na unidade da Fazenda da Esperança em Guaratinguetá (SP). Reunidos com os outros jovens da missão e também alguns assistidos, Lucas contou como a Fazenda da Esperança surgiu, recordando que tudo teve início com a inquietação de um jovem ainda adolescente, que buscava ajudar o próximo. Hoje, são 130 unidades em 17 países da América Latina, Europa, África e Ásia.

A visita foi oportunidade dos jovens conhecerem pessoalmente o trabalho realizado. Como foi para o missionário Márcio José Marinho da Silva, de Recife (PE).

“Eu tinha conhecimento da Fazenda da Esperança, mas não sabia o trabalho que eles faziam. Pude ver que lá colocam em prática o verdadeiro mandamento de Jesus: amar ao próximo. A visita me proporcionou escutar histórias dos jovens e ver o quanto Deus fala por meio desse tempo na fazenda, onde pude refletir mais sobre a vida. Tive o prazer de escutar a história de um jovem que contou como a Fazenda da Esperança está mudando toda a sua vida”, testemunha.

O sentimento de doar-se ao irmão que sofre foi o que a missionária Mariana Lane Freitas dos Santos, de Quixeramobim (CE), destaca como ponto alto da visita.

“A Fazenda é projeto muito lindo e que ajuda eficazmente na vida de tantas pessoas. Senti de perto o carinho e o imenso cuidado pela vida humana, pelas vidas que ali se achegam para serem cuidadas, ou melhor, que ali encontram o lugar e os meios de ordenar a vida para outro rumo, para a espiritualidade e outros valores importantes. Escutando os testemunhos dos jovens, vendo a força e a garra que cada um tem em si para estar ali, para também ajudar a dar continuidade no projeto, via o quanto o Senhor é providente e bom na vida das pessoas. O Senhor que continua a inspirar a tantos homens, nas boas ações, nos projetos, a serem serviço, doação, a serem sinais de salvação e restauração na vida das pessoas”, conta a jovem.

Além das conversas, café da manhã, almoço e momentos de confraternização, os jovens missionários e os assistidos participaram da celebração da Santa Missa presidida pelo bispo de Tucumã, Dom Jesús María López Mauleón, OAR.

De 15 a 25 de julho, jovens de todo o Brasil participaram da Missão Jovem na Amazônia 2022, um projeto da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB com apoio da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). Nesta edição, os missionários estiveram na Prelazia Alto Xingu-Tucumã, no Pará.

Deseja ser voluntário da Fazenda da Esperança?

Com apoio da Comissão Episcopal para a Juventude, a Fazenda da Esperança tem um projeto de voluntariado para todos os jovens que desejam se doar em um verdadeiro encontro com Deus e o irmão, é o projeto “Espalhando Esperança”.

O objetivo é “desafiar os jovens a fazer um upgrade em suas vidas” através de uma experiência profunda de vivência nas comunidades. Os voluntários poderão atuar nas sedes da Fazenda dentro e fora do Brasil, podendo passar no mínimo de um mês em território nacional, três meses nos demais países americanos e um ano em outros continentes. Para mais informações, entre em contato: +55 12 9 9182 2871 (Whatsapp) ou pelo e-mail espalhandoesperanca@fazenda.org.br

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email