Jovens Maristas participam da 11ª Missão Solidária

Jovens Maristas participam da 11ª Missão Solidária

missao

Os jovens maristas terão uma atividade diferente nas férias de janeiro. Durante uma semana, cerca de 500 alunos e ex-alunos do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiânia e Distrito Federal, com idades entre 16 e 30 anos, vivenciarão a rotina dos moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social. A atividade será realizada nas cidades de Curitiba (PR), Paiçandu (PR), Caçador (SC) e São Paulo (SP), entre os dias 17 e 23 de janeiro.

A ação faz parte do projeto Missão Solidária Marista (MSM), realizado todos os anos, desde 2005, com o objetivo de promover a educação para a solidariedade. Nesse período, haverá troca de experiências de vida entre jovens e moradores para despertar o senso crítico, a sensibilidade solidária e a espiritualidade.

De acordo com Diogo Galline, do Setor Pastoral do Grupo Marista, antes de iniciar a missão, cada grupo organiza a programação com uma série de atividades que são elaboradas em parceria com os líderes comunitários das localidades que receberão os missionários. Em contrapartida, os jovens que participarão da missão também se preparam em suas cidades para essa experiência missionária que acontecerá por meio de partilhas e do estudo de temas da solidariedade.

“A realização da Missão Solidária em quatro locais simultâneos almeja propagar a cultura da solidariedade, uma vez que favorece a participação de um número maior de jovens e, assim, contribui também para que essa iniciativa inspire outras pessoas a fazer o mesmo”, enfatiza Galline.

Durante a missão, está prevista a revitalização de espaços públicos, com pintura de muros, limpeza de jardins e praças. Além disso, momentos de debates, convivência com as famílias e atividades educativas e recreativas para crianças e jovens também devem acontecer.

Por Ana Carolina Belisse Paiva

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email