Jovens de São Luís do Maranhão participam de Retiro Missionário

Jovens de São Luís do Maranhão participam de Retiro Missionário

Por ocasião do Ano Missionário Arquidiocesano 2020, sob o tema: “Vão com a força do Espírito Santo e sejam minhas testemunhas” (At 1, 8); a Arquidiocese Metropolitana de São Luís do Maranhão realizou no dia 15 de março o ‘Retiro Missionário com Jovens’, no Liceu Maranhense, reunindo mais de 500 jovens nessa experiência de fé, que pretende despertar para o discipulado e o serviço missionário essa parcela do povo de Deus.

As 57 paróquias situadas na Ilha de São Luís e na região continental que formam o território da Arquidiocese enviaram jovens já presentes na vida eclesial de suas comunidades. Dom Esmeraldo Barreto – bispo auxiliar da arquidiocese, e padre Jadson Borba – pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Penha e Coordenador de Pastoral da arquidiocese, animaram os trabalhos desde a preparação, apoiados pelo Setor Juventude e outras pastorais e movimentos da Igreja em São Luís, capital do Maranhão.

O retiro desenvolveu-se a partir Leitura Orante do Evangelho de Lucas, no trecho que relata as tentações sofridas por Cristo no deserto – (Lc 4, 1 – 13), momento conduzido pelo padre Flávio Colins – pároco do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. O evento contou ainda com um espetáculo, Canto das Írias, apresentado pela Comunidade Católica Shalom; testemunhos de jovens missionários, reflexão sobre a pedagogia de Jesus Cristo, com base no texto conhecido como “os Discípulos de Emaús”, Santa Missa e caminhada de encerramento pelas ruas no entorno da Praça Deodoro.

O retiro fez lembrar dois desejos do papa Francisco: ter “uma igreja em saída” a partir da Evangelii Gaudium; e tornar conhecida o que diz a Christus Vivit: “jovens, vocês são o agora de Deus”. Essa atividade se desdobrará em duas outras etapas, nas foranias e paróquias, na esperança de que as juventudes sejam sinais da beleza presente na vida em Missão.

Por: Fábio José da Silva – Secretário da Pastoral Juvenil Regional NE 5.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email