Jovens de Belém (PA) celebram DNJ com experiência missionária

Jovens de Belém (PA) celebram DNJ com experiência missionária

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) na Arquidiocese de Belém (PA) foi vivenciado através de uma grande Campanha de animação Missionária Juvenil em diversas regiões episcopais da igreja local promovidas pelo Setor Juventude. Entre os dias 17 e 18 de novembro, os jovens participaram de diversas ações com o tema relacionado à promoção da cultura de paz como: atividade educativo-pastoral de manifestação juvenil pública; mapeamento de áreas marcadas pela violência, drogas, pobreza, desemprego etc.; convocação e orientação do maior número possível de jovens lideres missionários; visita nas casas, dando especial atenção aos jovens, estimulando-os ao bem; celebrando a Palavra de Deus, bem como oração pela unidade, amor, fraternidade e paz; e a comemoração festiva.  

Participaram desta experiência missionaria cerca de 380 líderes juvenis e as programações foram geridas com seriedade, atenção, criatividade e zelo pastoral por parte dos Conselhos Juvenis das regiões, que traduziram as diretrizes em gincana, caminhada, pedalada, celebrações, oratório festivo, shows musicais, convivência, além da evangelização de rua feita nas comunidades onde se inseriram.

Dos participantes, entorno de 45 destes vivenciaram esta experiência missionaria na Paróquia de São Francisco de Assis, localizada na ilha de Cotijuba – distante uma hora de barco via Baia do Guajará -, acompanhados por Dom Antônio de Assis e pelo Pe. Joseildo Zeferino, pároco local.

A programação desta região foi organizada em três dias – a mais extensa da arquidiocese, os jovens missionários vivenciaram momentos formativos sobre missionariedade, Celebrações Eucarísticas, visitas às famílias, show musical, lazer na praia, partilha e avaliação da experiência missionária.

Segundo a organização, a atividade realizada na ilha foi ao encontro de 142 famílias. Para os participantes a proposta do DNJ missionário foi avaliada com uma experiência de amadurecimento pessoal, cristã, cívico, social e de comunhão com igreja, tão bem avaliada pelos missionários que os mesmos combinaram outra programação em diversas ilhas no entorno de Cotijuba para no mês de janeiro de 2019.

Para Dom Antônio de Assis, SDB – Bispo auxiliar de Belém e referencial para o Setor Juventude, a experiência missionaria foi rica em todos os sentidos e parabenizou a todos que participaram. “Parabéns aos jovens participantes pela sensibilidade, abertura, ousadia, desejo de sair da mesmice, vontade de mudar o mundo, desejo de servirem a Igreja e de serem significativos para os outros! Foi muito bonito! Gostei de estar com vocês! Quem faz isso tomar um bom elixir contra a velhice mental e o comodismo anestesiante! Parabéns a quem participou porque se muito se enriqueceu!”, agradeceu o bispo.

Clique aqui e acesse a página do Setor Juventude no Facebook.

Por Setor Juventude Arquidiocese de Belém

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email