Jovens católicos amapaenses embarcam rumo à JMJ Rio 2013

Jovens católicos amapaenses embarcam rumo à JMJ Rio 2013

O Setor Juventude da Diocese de Macapá realizou uma reunião com os jovens que irão ao encontro do papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro. Na ocasião foram repassadas as últimas instruções sobre a viagem e entregues as 209 passagens aéreas e a carteirinha oficial para cada jovem da delegação.

Jovens, religiosos e seminaristas rezaram pedindo a proteção divina. A reunião aconteceu na noite de segunda-feira, 15, no Centro Diocesano de Pastoral e Cultura “Dom José Maritano”, no bairro Jesus de Nazaré.

Desde outubro do ano passado, quando os símbolos da JMJ – a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora – chegaram ao Amapá, as paróquias se organizaram financeiramente promovendo vendas de rifas e camisas, sorteios de prêmios e leilões para poder encaminhar seus jovens, cinco por paróquia. A partir desse momento, centenas de jovens em unidade na comunidade conquistaram o objetivo: estar entre milhares de jovens do mundo inteiro com o representante de Pedro, o papa Francisco.

A viagem

A coordenação do Setor Juventude dividiu os 217 peregrinos em quatro equipes, cada uma com dois responsáveis. Também foram distribuídos os horários e dias alternativos de viagens. No sábado, 20, viaja um grupo de 50 jovens e até dia 23 todos os missionários seguem para a capital fluminense e retornam para casa até 30 de julho.

Uma equipe de voluntários da JMJ vai aguardar os peregrinos do Estado do Amapá, para conduzi-los desde o momento da chegada ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Galeão e Aeroporto Santos Dummont até ao local onde os jovens ficarão hospedados.

Os jovens amapaenses ficarão no Instituto Jesus Eucarístico, que pertencente à congregação religiosa das Irmãs Discípulas de Jesus Eucarístico, localizado no bairro Irajá.

Além da delegação da Diocese de Macapá, cerca de 500 jovens de todo o Estado do Amapá também se organizaram para ir à JMJ. Alguns já viajaram. Ao todo são cerca de 700 pessoas, entre elas os jovens da Comunidade Católica Shalom, Renovação Carismática Católica, Comunhão e Libertação, Movimento Cursilho da Cristandade, Juventude Missionária e Pastoral da Juventude.

Bispo de Macapá é Catequista na JMJ

Dom Pedro José Conti, também foi selecionado para aprofundar o tema da JMJ durante a catequese. Quase 300 bispos de diferentes nacionalidades foram escolhidos pelo Pontifício Conselho para os Leigos (PCL). De acordo com dom Pedro, a catequese deve ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de julho. Durante as palestras serão abordados diversos temas como: Sede de esperança, sede de Deus, Ser discípulo de Cristo, Ser missionário, Ide!.

Por Mônica Costa – Pascom 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email