Jornada Mundial da Juventude 2019: os jovens do Brasil no Panamá

Jornada Mundial da Juventude 2019: os jovens do Brasil no Panamá

Jovens brasileiros “do Sul e do Norte, do Leste, do Oeste, de todo o lugar” estão se preparando para embarcar rumo à Cidade do Panamá para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 22 a 27 de janeiro com a presença do papa Francisco. Para muitos, a preparação teve início ainda em 2016, quando foi anunciada em Cracóvia, na Polônia, onde a jornada aconteceria, retornando para a América depois da JMJ Rio 2013. Em grupos ou até mesmo sozinhos, os jovens responderam com sim generoso o convite do Papa Francisco e do próprio tema da JMJ “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)”.

Para Letícia Mazzoni, da diocese de São José do Rio Preto (SP), o que a motiva é estar sempre mais próxima de Jesus, sempre buscando um encontro mais profundo com Ele, e a JMJ é um desses grandes momentos para estar com outros jovens agradecendo e louvando a Deus na alegria de ser Igreja. Letícia irá com um grupo de 21 jovens para o Panamá (foto de capa). “Acolher o convite do Papa para nós é uma graça e estar com jovens do mundo inteiro que buscam também estar sempre próximos de Jesus é maravilhoso”, conta.

Missa de envio dos jovens, na diocese de Jundiaí.

É também o sentimento do jovem Tiago Paneque, de 22 anos, da diocese de Jundiaí (SP). Para ele, a experiência da JMJ transforma a vida do jovem, que vai como peregrino e saí como missionário, levando a alegria daqueles poucos dias para a vida inteira e também para a sua comunidade. “Quem vive uma jornada ganha novos motivos para viver, novas coisas para acreditar e novos sonhos para sonhar. É realmente um reavivamento da nossa fé e mostra que a nossa juventude pode ser mais bela seguindo os passos de Jesus, saindo em missão, sendo um peregrino em ação e amor”, testemunha o jovem

Com eventos, rifas, venda de produtos artesanais, pão de mel, ajuda de familiares e da comunidade paroquial ou com as economias pessoais, os jovens foram se preparando financeiramente para a viagem. Agora, com a proximidade do evento, os brasileiros estão sendo enviados de suas dioceses para a experiência, que muitos participam pela primeira vez.

Eduardo Augusto Belão, de 26 anos, é seminarista em Jundiaí (SP) e conseguiu o valor necessário vendendo aproximadamente 60 cadernos com capas artesanais que ele mesmo produziu, além de tapetes de crochê feitos pela mãe, marca-páginas, panos-de-prato e porta-moedas feitos por uma amiga que os doou para ajudá-lo, além de rifa de bolo, chocolates etc. “Vou representando tantas pessoas que me ajudaram, levando no coração e rezando por muitos irmãos das paróquias que trabalhei, amigos, seminaristas, padres e muitos jovens ligados ao Setor Juventude, que pediram para representa-los com o coração”, conta o jovem que se inscreveu como voluntário.

Para alguns jovens será também a primeira viagem internacional, com direito a tirar passaporte e toda burocracia necessária, como para o jovem Tiago Oliveira, de 28 anos, da cidade de Rio Novo do Sul, diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES). O jovem irá com mais dois amigos. A paróquia ajudou pagando a inscrição como forma de incentivo, eles parcelaram os custos da viagem e receberam ajuda.

Como tradição, os jovens nas jornadas trocam lembranças, uma forma carinhosa e fraterna de amizade. Além de tudo mais que precisará para os dias de JMJ, Tiago e os amigos estão levando fitinhas e imãs de geladeira de Nossa Senhora Aparecida. “Sou muito devoto de Nossa Senhora Aparecida. Será uma forma de demonstrar a fé brasileira, nossa devoção à Mãe Aparecida, e também deixar com os jovens de outros países esse amor nosso por Maria”, conta.

Lembranças de Nossa Senhora Aparecida, que serão trocadas na JMJ do Panamá.

No site Jovens Conectados, é possível encontrar dicas práticas que vão contribuir na preparação dos jovens que vão participar da JMJ Panamá 2019. Confira aqui.

Por Adilson Jorge, do Jovens Conectados
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email